A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Senar-MT e sindicatos realizam oito turmas de Inclusão Digital

Post Image

Oito turmas do Programa Especial Inclusão Digital serão realizadas na semana de 19 a 23 de maio em Mato Grosso, beneficiando 40 pessoas do Estado. Cada sindicato realiza duas turmas e na próxima semana estarão sendo ofertadas pelo Sindicato Rural de Cocalinho (761 km de Cuiabá), Poconé (a 100 km de distancia), Sapezal (529 km) e Santa Cruz do Xingu (1213 km de Cuiabá).

 

O programa é realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e tem o objetivo de despertar o interesse de homens e mulheres do campo para o mundo virtual. O treinamento tem transformado a vida de muitas pessoas que não sabiam nem ligar o computador e com o programa aprenderam a navegar na internet e até a fazer algumas atividades no computador.  Em 2013 o programa capacitou 1498 pessoas.

 

Em 2014 já foram realizadas 116 turmas, beneficiando cerca de 1160 pessoas. Como o reeducando da penitenciária de São José do Rio Claro, Ginaldo da Silva, 32 anos. Ele conta que não tinha nenhuma experiência com a informática e achou o treinamento ótimo. “Com certeza é uma oportunidade para melhorar minha vida no futuro, tanto na minha vida pessoal quanto profissional”, avaliou.

 

Para o diretor da penitenciária, Miguel Alexandre Almeida, o treinamento é de grande importância para aqueles que estão privados de liberdade, pois colabora para a formação dos reeducandos e inclusiva melhora o comportamento de outros dentro da unidade penitenciária, pois apenas aqueles que apresentam bom comportamento são selecionados para participar do curso . “Com a capacitação damos oportunidade para que eles tenham uma chance de conseguir uma ocupação quando sair da cadeia e no meio rural a informática também está cada vez mais presente”.

 

De acordo com o instrutor Arilson Leitão de Melo, os participantes se mostraram bem interessados no treinamento. “Eu mostro todo o site do Senar, o Sistema Ensino à Distancia, eles aprendem a navegar pelo site, onde procurar os cursos e treinamentos de formação profissional e como solicitar esses treinamentos, até mesmo os on line que são ofertados via EaD”, destaca Arilson. “Com isso os participantes podem agregar valor aos seus currículos ainda dentro do presídio”, explica.

 

 O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).