A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Nova Brasilândia encerra duas primeiras turmas de Máquinas de 2014

Post Image

A gari Eva Maria dos Santos, 35 anos, trabalha em Nova Brasilândia, a 192 km de Cuiabá, e viu na educação a oportunidade de mudar de vida. Ela é uma das participantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com o governo federal e Sindicato Rural de Nova Brasilândia.

 

Eva fez o treinamento de Operador de máquina e implementos agrícolas, de 160 horas, com o conhecimento pretende buscar um novo emprego, ganhar mais e melhorar de vida. “Além de aprender a operar máquinas agrícolas, este curso despertou a vontade de ser uma empreendedora. Quero fazer outros treinamentos e buscar novas oportunidades para aumentar minha renda”, afirma.

 

Nesta semana a analista de Educação Profissional Rural e gestora do programa, Daniela Figueiredo, acompanhou o encerramento das duas turmas do Pronatec do Senar-MT que ocorreu em Nova Brasilândia.  “Essas são as primeiras turmas encerradas em 2014”, destacou.  “Com o programa ganha a população e o meio rural que pode contar mais uma vez com o Senar para a qualificação do trabalhador e do produtor rural”.

 

“O Pronatec do Senar é muito importante para a região. É a garantia da qualificação da mão de obra do meio rural”, avaliou o presidente do Sindicato Rural de Nova Brasilândia, Manoel Pereira, popularmente conhecido como Seo Roque

 

Daniela lembrou que ainda estão em andamento 12 turmas do Proantec do Senar: Campinápolis, Canabrava do Norte, Denise, Paranaita, Araguainha e Juruena (duas turmas cada município). “Em maio terão inicio duas turmas de Piscicultura em Novo Mundo e duas turmas de Horticultor Orgânico em Denise”, revelou. 

 

Acompanhada por uma orientadora educacional, a analista ainda realizou visitas com objetivo de orientar a mobilização das turmas do Pronatec do Senar-MT a prefeitura de Serra Nova Dourada (861 km de Cuiabá) e ao Sindicato Rural de Planalto da Serra, parceiros na realização do programa nesses municípios.  

 

A meta da instituição rural é realizar até o final do ano 60 turmas do Pronatec do Senar-MT, beneficiando cerca de 1800 pessoas nos treinamentos de Operador de Maquina e implementos agrícolas, Bovinocultor de leite, Psicultura, Horticultor orgânico e Apicultor.

 

“Os interessados em participar do programa devem procurar o Sindicato Rural do município onde vive e onde não houver sindicato, a prefeitura”, informou Daniela.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).