A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Crianças conhecem atividades do meio rural em Cuiabá

Post Image

Um passeio pelo pomar, ver bezerros, conhecer um canavial, uma horta e aprender a ordenhar vacas no curral fazem parte do roteiro do Programa Filhos no Campo. Em Cuiabá, o programa é realizado pelo Sindical Rural em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e a Secretaria Municipal de Educação (Seduc/MT).

 

"Esse dia foi legal aqui, tinha muitas coisas diferentes, vaca, árvores que eu nunca conheci. Estou ansiosa para ver como tira o leite da vaca para ensinar para minha avó, minha mãe, minha irmã, para toda a minha família", conta Amanda Vitória Pereira de Arruda, 8 anos, escola municipal Tereza Lobo, do Bairro Dom Aquino.

 

Na quarta (7), Amanda e mais 37 colegas passaram o dia na Estância Maués, a 35 km de Cuiabá, onde a principal atividade é a pecuária leiteira. Com 56 hectares, a estância conta com 58 vacas leiteiras Girolando que produzem 800 litros de leite ao dia. O produto é comercializado em um laticínio em Santo Antônio do Leverger.

 

Durante toda esta semana, de 5 a 9 de maio, cinco escolas de Cuiabá passam um dia no campo conhecendo as atividades da estância.

 

A visita da criançada é bem-vinda, na opinião do proprietário Carlos Eduardo Olsson. Ele acredita na importância do contato com a natureza e está disposto a ajudar em sua realização. "É um projeto que valorizo, é um incentivo para trazer as pessoas para o campo, começando pelas crianças. Quem sabe desses alunos podem sair veterinários, agrônomos, zootecnistas", ressalta.

 

As crianças têm também a oportunidade de consumir alimentos da própria estância, como queijo, leite e doce de leite. O Sindicato Rural, além da mobilização das turmas, oferece um café da manhã, almoço e lanche com alimentos que lembrem a comida simples e gostosa de fazenda, como bolo de fubá, de cenoura, galinhada, etc.

 

Na opinião do presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Ricardo Figueiredo de Arruda, ao trabalhar com crianças, o programa pode levar para dentro de casa, da família e para os amigos suas experiências na fazenda. "Por meio das crianças, mais pessoas podem saber como é a rotina do produtor rural e valorizar seu trabalho, conhecendo, por exemplo, todo o caminho da produção do leite no campo, desde a alimentação do gado até a extração do produto", diz.

 

O intuito do programa é justamente este: mostrar para as crianças a realidade no meio, conhecendo todas as etapas do processo produtivo, e ainda dando embasamento para que as crianças despertem o interesse em serem gestores e profissionais do meio rural.

 

A gerente de Educação Profissional Rural do Senar-MT, Tatiane Perondi, afirma que os monitores fazem atividades que proporcionam às crianças o conhecimento da realidade das cadeias produtivas do Estado, despertando o interesse e vivenciando o dia-dia de uma propriedade rural. "Durante o passeio, os alunos conhecem de onde vem as frutas, identificando também as características de suas árvores. O momento da ordenha é o mais esperado pelos participantes e sem dúvida vão levar para sempre essa lembrança", destaca.

 

Mais turmas
Ao todo serão 30 turmas na capital. De 12 a 16 de maio, as turmas de Cuiabá passam a serem realizadas na Fazenda Olho d’Água, do Grupo Cinco Estrelas:
– 12/5: EMEB Profª Esmeralda;
– 13/5: EMEB Quintino;
– 14/5: EMEB Elza Luiza;
– 15/5: EMEB Ranulpho;
– 16/5: EMEB Dom Bosco.

 

Desde abril, o programa já estava ocorrendo em Tangará da Serra, onde já foram realizadas 10 turmas e mais 13 estão agendadas para ocorrer até o dia 6 de junho.

 

Após Tangará da Serra, o Sindicato Rural de Matupá realizará dez turmas do programa no município e também em Peixoto de Azevedo, entre os dias 6 e 10 de agosto e 11 e 15 de setembro.

 

Os quatro municípios alcançam um total de 63 turmas, totalizando 2520 crianças atendidas neste ano.

Como participar
Para participar do Programa Filhos no Campo, os representantes das escolas públicas ou privadas de áreas urbanas de Mato Grosso devem procurar o Sindicato Rural de seu município, que mobilizará as turmas. As crianças devem ter entre 7 e 12 anos de idade e estarem regularmente matriculados no ensino fundamental da rede pública ou privada de ensino.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).