A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Programa transforma vidas em Mato Grosso

Post Image

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) formou 64 participantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), realizado pelo em parceria com o governo federal e sindicatos rurais. A solenidade ocorreu na última quarta-feira (24.04) e contou com a presença da presidenta da República Dilma Roussef.

 

De acordo com o presidente do Sistema Famato/Senar, Rui prado, o Pronatec do Senar teve início em 2012 em Mato Grosso, formando cinco turmas (Apicultor, Piscicultor e Operador de Máquinas Agrícolas) com 15 participantes cada uma, sendo 2 turmas em Vila Bela da Santíssima Trindade, 2 em Barão de Melgaço e 1 em Sorriso. Em 2013, foram capacitadas 1082 pessoas. "Nossa expectativa para 2014 é oferecer 60 turmas somando assim mais 1020 pessoas qualificadas, em 23 municípios mato-grossenses", enfatizou Prado.

 

Dez turmas já começaram a ter as aulas este ano e, para aqueles que ainda vão começar durante o ano, as inscrições estão abertas nos Sindicatos Rurais. "O programa traz uma melhor qualificação para as pessoas que estão no campo e essas pessoas vão contribuir primeiro com elas mesmas, com suas famílias, porque vai melhorar sua renda e também com o Estado que está precisando de mão de obra capacitada", afirmou o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho.

 

Segundo a analista de educação profissional rural e gestora do programa, Daniela Figueiredo, o Pronatec do Senar é uma oportunidade para quem deseja se qualificar. "Com o programa ganha a população e o meio rural que pode contar mais uma vez com o Senar para a qualificação do trabalhador e do produtor rural", avaliou.

 

Parceria – Os 64 alunos formados pelo Pronatec do Senar participaram de turmas realizadas em parceria com os Sindicatos Rurais dos municípios de Nossa Senhora do Livramento (Horticultor Orgânico), Nova Brasilândia (Operador de Máquinas Agrícolas) e Cáceres (Bovinocultor de Leite).

 

Ao todo 1,2 mil alunos de 18 municípios mato-grossenses receberam certificado de conclusão do Proantec ofertado pelo Senar, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Mato Grosso (Senai-MT), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Mato Grosso (Senac-MT), Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (Secitec-MT) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).

 

O ex-motorista de caminhão, Thiago Gomes Moura, 29, foi um dos integrantes da turma do Pronatec do Senar – Operador de Máquinas Agrícolas, de Nova Brasilândia (a 192 km de Cuiabá), se destacou e antes mesmo de concluir o treinamento foi contratado pela empresa Bom Futuro. "Queria mudar de vida, trocar de rotina e melhorar a minha renda. Vi essa oportunidade no Pronatec. Agora com meu novo salário tenho certeza que vou conseguir realizar o sonho de ter um carro e minha casa própria".

 

"O Pronatec do Senar é a garantia da qualificação da mão de obra do meio rural", avaliou o presidente do Sindicato Rural de Nova Brasilândia, Manoel Pereira, popularmente conhecido como Seo Roque.

 

Primeiro emprego – Os amigos Maurício de Arruda e Antonio Oliveira, ambos de 17 anos, acabaram de concluir o curso Pronatec do Senar – Horticultor Orgânico, realizado no Distrito de Pirizal, de Nossa Senhora de Livramento (32 km de Cuiabá) e agora estão se aventurando no primeiro emprego. "Já conclui o ensino médio e estava procurando algum curso técnico, quando surgiu esse treinamento resolvi aproveitar", revelou Maurício. "Meu sonho mesmo é ser operador de máquinas".

 

Já a meta de Antonio é conseguir pagar a faculdade com o salário que vai ganhar com o novo emprego. "Quero cursar Ciências Contábeis". A mãe dele, Lindalva Arruda, acompanhou a formatura. "É muito orgulho ver ele se qualificando e ainda mais conquistando o primeiro emprego", disse emocionada.

 

O proprietário do Viveiros, onde os meninos vão trabalhar,  Nilson Souza, tem boas expectativas com os recém contratados. "O diferencial deles é a qualificação. É claro que no inicio ainda precisam de orientação, mas a base do trabalho eles já conhecem", avaliou.

 

Horta comunitária – O legado do Pronatec em Pirizal é uma horta comunitária que atende aos 106 alunos da Escola Estadual José Cassimiro de Pinho. A produção dos 10 canteiros criados pelos participantes do treinamento complementa a merenda escolar das crianças. E a responsável pela manutenção das hortaliças é a dona de casa Maria José de Arruda. "O trabalho é voluntário, mas me deixa muito feliz, pois além de incentivar as crianças a lidarem com a terra, melhora a alimentação delas e uma das beneficiadas é minha filha que estuda lá", comentou.

 

Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Livramento, Benedito Almeida, o Pronatec ajudou muito a comunidade de Pirizal. "Primeiro por levar qualificação para as pessoas e depois por atender além da escola, a creche e os próprios moradores da comunidade, que recebem as hortaliças e verduras", apontou. "O curso é um exemplo de que o Senar transforma vidas".

 

A qualificação rural também chegou a Cáceres (a 234 km) com o curso Bovinocultor de Leite, do Pronatec do Senar, realizado na comunidade Vila Aparecida. O pequeno produtor Antonio Ferreira Filho, 52, atua há 12 anos na pecuária de leite, mas aproveitou a oportunidade e voltou para a sala de aula para se qualificar. "Voltei a estudar pela 'precisão'. Na propriedade sou só eu e meu filho e queremos melhorar nossa produção para garantir uma renda melhor para a família", contou. "Já consegui melhorar a produção de leite de 200 litros por dia para 320 litros por dia", comemorou. "Minha meta é em até dois anos aumentar a produção para 800 litros por dia".

 

De acordo com o presidente do Sindicato de Cáceres, Márcio Lacerda, o programa chegou no momento certo no município. "O Pronatec atrai essas pessoas que já trabalham na cadeia produtiva do leite e as incentiva a inovarem e a agregar valor na produção, colaborando para fixá-las na sua atividade", apontou.