A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Treinamento garante posto de trabalho em Tabaporã

Post Image

O município de Tabaporã (680 Km de Cuiabá) dá início a diversificação da produção. Antes a base econômica se concentrava nos setores madeireiro e pecuarista, agora a agricultura começa a ser desenvolvida no município. “Os produtores estão investindo na lavoura de soja, milho e algodão”, contou o presidente do Sindicato Rural de Tabaporã, Mauro Dirami.

 

De acordo com o presidente, com essa nova realidade diversas outras demandas por treinamentos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) começam a surgir no sindicato. “Manutenção de Tratores Agrícolas e NR 31.8 segurança do trabalhador na aplicação de agrotóxico têm sido os treinamentos mais demandados”, citou Dirami.

 

A gerente sindical, Cristiane de Mattos, revela que essa alteração na base econômica tem feito muitos trabalhadores rurais buscarem a qualificação. “Daniel da Silva participou do treinamento de Classificação de grãos e melhorou sua renda e condições de trabalho após passar pelo curso oferecido pelo sindicato rural de Tabaporã em parceria com o Senar”, contou.

 

Cristiane lembrou que o trabalhador Daniel da Silva atuava no setor madeireiro, a atividade era pesada no dia a dia e o emprego já estava escasso, por isso queria mudar de atividade. Ele buscou o sindicato, fez o treinamento e se destacou na turma.

 

Pouco tempo depois o produtor rural, Fábio Turra, um dos que começou a investir na produção de soja e milho em Tabaporã, precisou de uma pessoa qualificada para atuar, temporariamente, na classificação de grãos, entrou em contato com o Sindicato Rural e recebeu o contato de participantes do treinamento realizado no município.

 

“Procurava uma pessoa que já tinha um certo conhecimento na área, pois isso facilita na lida da fazenda. O Daniel se destacou tanto que pretendo efetiva-lo”, revelou o produtor. “Os treinamentos do Sindicato e do Senar-MT tem garantindo a capacitação necessária para desenvolver a nossa produção na fazenda”, avaliou Turra.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).