A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Trabalho do SENAR é destacado em reunião nacional do Plano ABC

Post Image

O trabalho que será desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) dentro do Projeto Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC/FIP) é considerado fundamental para o sucesso do Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (Plano ABC). A afirmação foi feita pelo secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura (Mapa), Caio Rocha, durante a primeira Reunião Nacional do Plano ABC, encerrada semana passada, em Brasília.

 

Para o secretário, o Projeto ABC/FIP – que está sendo construído pelo SENAR, Mapa e Embrapa com fomento do Banco Mundial – é um dos “braços” do Plano ABC e o SENAR será essencial para que as metas da iniciativa sejam alcançadas, pois a entidade tem grande capilaridade, experiência na capacitação de produtores e metodologia adequada para o meio rural.

 

Segundo o assessor técnico do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS), Rafael Nascimento da Costa, o plano de trabalho do projeto encontra-se em fase de elaboração e a previsão é que as capacitações de instrutores do SENAR e a produção do material didático comecem no segundo semestre de 2014. “Para o ABC dar certo é preciso investir na capacitação de técnicos e de produtores rurais para a adesão às tecnologias e é justamente esse trabalho que será feito pelo SENAR”, explica Costa.

 

Durante o evento, que contou com a participação do secretário executivo do SENAR, Daniel Carrara, e de técnicos do DEPPS, ficou definido que o SENAR terá uma cadeira permanente nos comitês gestores estaduais da região do Cerrado – Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Maranhão, Bahia, Piauí, Minas Gerais e o Distrito Federal –, área onde o Projeto ABC será executado. Além disso, foram debatidas as ações que estão sendo desenvolvidas nos Estados, tratativas com agentes financeiros para facilitar o acesso à linha de crédito do Plano e o planejamento das etapas seguintes.

 

“Algumas dessas ações vão nos ajudar na implementação do nosso projeto nos próximos quatro anos. Teremos um representante nesses comitês e isso também vai nortear a execução das metas previstas”, ressalta o coordenador-técnico do Projeto ABC/FIP no SENAR, Igor Orígenes Moreira Borges.

 

Projeto ABC/FIP – Ação conjunta do SENAR, do Ministério da Agricultura e da Embrapa, o Projeto ABC pretende incentivar e difundir a adoção de práticas sustentáveis para a redução das emissões de gases de efeito estufa e sensibilizar o produtor para que ele invista na sua propriedade de forma a ter retorno econômico mantendo o meio ambiente preservado. O SENAR será responsável pela capacitação nas tecnologias, formação profissional e pela assessoria em campo, com recursos do Programa de Investimentos em Florestas (FIP, sigla em inglês) – via Banco Mundial.

 

O ABC vai atender nove estados do Bioma Cerrado (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Maranhão, Bahia, Piauí, Minas Gerais e o Distrito Federal), num período de três anos, com a promoção de quatro processos tecnológicos: recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta, sistema de plantio direto e florestas plantadas.

 

O projeto prevê a realização de seminários de sensibilização e divulgação nos estados participantes, capacitação tecnológica de produtores e gerentes de propriedades e instrutores do SENAR e, ainda, treinamento dos técnicos que atuarão na assessoria em campo para os produtores. Ao todo, 1200 propriedades serão atendidas nos projetos piloto a serem implementados em Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Mato Grosso do Sul. Esses estabelecimentos terão o compromisso de executar uma das tecnologias aprendidas e serão transformadas em cases de estudo e vitrines tecnológicas.