Alinhar a atuação da equipe técnica é o principal objetivo do treinamento Metodológico para Supervisão, realizado nessa semana, em Cuiabá, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Central (Senar Central), em parceria com a Administração Regional de Mato Grosso (Senar-MT). Vinte e duas pessoas da equipe técnica estão participando da capacitação de 24 horas.
De acordo com o assessor técnico do Senar Central, Marcelo Mendonça, durante o treinamento os participantes terão acesso a informações institucionais do Senar e sobre a organização da entidade de ensino rural, com vertentes nos treinamentos de Formação Profissional Rural (FPR), Promoção Social (PS) e Programas Especiais.
“Antes de realizarmos os treinamentos conversamos com a Administração Regional para saber da necessidade local. Abordamos ainda temas como gerenciamento de conflito, autoavaliação ou outra parte específica que irá colaborar com o desenvolvimento do trabalho de supervisão”, explica o assessor do Senar Central.
O coordenador de Suporte dos Escritórios Regionais do Senar-MT, Darlan Godoy, explica que todos os anos a entidade promove a capacitação. “A necessidade é de mantermos a equipe sempre alinhada. Nesse grupo, por exemplo, existem pessoas que já passaram pela capacitação e estão atualizando conhecimento e pessoas que chegaram ao Senar-MT recentemente e precisam conhecer a metodologia da instituição”, aponta.
O supervisor da Regional de Colider (634 km de Cuiabá), Dirceu Oliveira, atua há 12 anos na área e avalia de forma positiva a atualização metodológica. “O treinamento é fundamental para mantermos a equipe ajustada. Só assim conseguimos entender o Sistema Faamto/Senar como um todo e podemos acompanhar as alterações pelas quais a entidade passa”, revela.
Da mesma maneira o novo supervisor da Regional de Barra do Garças (500 km de Cuiabá), Fernando Tabai, aprovou a iniciativa. “Estou chegando agora ao Senar-MT. Acrescenta muito ao meu trabalho saber como funciona o Sistema Famato/Senar, dessa forma posso dar assistência adequada aos parceiros da instituição, como os sindicatos rurais. Só assim poderemos conquistar um trabalho de excelência”, afirmou.
Esta é mais uma ação do Senar-MT para atender as demandas apresentadas pelos presidentes dos sindicatos rurais do Estado, que estão em contato direto com os escritórios de supervisão para a realização dos cursos de qualificação da entidade.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).