A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Parceria garante qualificação para o setor de máquinas agrícolas

Post Image

Apesar de já fazer parte da diretoria do Sindicato Rural de Rondonópolis há muitos anos, Francisco Olavo Pugliesi de Castro assumiu a presidência recentemente e destaca que uma de suas metas é promover massivamente os cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). "Assim como no resto do Brasil, em Rondonópolis também falta mão de obra qualificada e é essa parceria com o Senar-MT que pode nos ajudar a solucionar esse problema" , diz o presidente.

 

Castro conta ainda que Rondonópolis está entre os municípios que mais realizam treinamentos em parceria com o Senar-MT, no Estado. "Temos em média dois cursos acontecendo por semana". O presidente conta ainda que uma das ideias principais de sua gestão é defender a classe produtora.

 

A base da economia de Rondonópolis é a produção de grãos e o principal desafio, segundo o presidente, é acompanhar os avanços tecnológicos do setor de máquinas e implementos agrícolas. "É uma área muito dinâmica e não é fácil qualificar mão de obra para acompanhar as inovações que ocorrem com muita rapidez no setor".

 

Assim sendo, de acordo com o presidente, os cursos mais demandado pelo sindicato rural de Rondonópolis junto ao Senar-MT são aqueles que dão acesso à tecnologia. "Os profissionais do campo precisam saber trabalhar com computador e saber um pouco de informática. O aprendizado rural é primordial e o trabalho que o Senar-MT  faz é muito importante para continuarmos produzindo".

 

Castro acrescenta ainda que o setor do agronegócio tem pagado bons salários. "Mesmo assim temos dificuldade de encontrar  trabalhador qualificado. Outra problema é atrair este profissional para o campo. Assim sendo, temos dois desafios o de qualificar e o de atrair esse profissional para o meio rural".

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).