A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Comitê se reúne no Senar-MT para construir perfil de profissional do campo

Post Image

Mato Grosso sediará o Centro de Excelência de Grãos, Fibras e Oleaginosas, um projeto do SENAR Central. Com o objetivo de definir o conteúdo dos cursos técnicos de nível médio, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceria com o SENAR Central, realiza em sua sede em Cuiabá o Comitê Técnico Nacional de Grãos, Fibras e Oleaginosas, nos dias 25, 26 e 27 de março.

 

A implantação dos Centros de Excelência em Educação Profissional Tecnológica e Assistência Técnica Rural faz parte de um grandioso e inovador projeto do SENAR Central, onde a instituição começa a se inserir no contexto da Educação Formal, realização de cursos regulamentados por legislação do âmbito do Ministério da Educação – MEC ou do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, por meio da oferta de cursos técnicos de nível médio e tecnológicos.

 

Os Centros de Excelência têm como objetivo: contribuir para a competitividade e o desenvolvimento do setor agropecuário brasileiro por meio da qualificação profissional de produtores e trabalhadores rurais, da capacitação de técnicos para atuar na assistência técnica rural, da formação de técnicos de nível médio e do incentivo à pesquisa, empreendedorismo e inovação.

 

Ao todo, serão construídos dez Centros de Excelência em Educação Profissional Tecnológica e Assistência Técnica Rural, sendo nove em estados, com foco em cadeias produtivas, e um em Brasília, na sede do SENAR Central, com a temática de gestão.

 

Participam da reunião do comitê, em Cuiabá pesquisadores e representantes de instituições do setor agrícola, como SENAR Central, Famato, Fetagri, Aprosoja, IMA, Embrapa, UFMT, IFMT e produtores rurais.

 

O Senar-MT será responsável pela operacionalização desse Centro de Excelência e, também, pelo desenvolvimento de parcerias nacionais. A temática de Grãos, Fibras e Oleaginosas foi escolhida pela aptidão de Mato Grosso, fortalecendo sua identidade como referência nas referidas cadeias produtivas.

 

O superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho, realizou a abertura da reunião no primeiro dia do evento. "Diante da participação de uma série de profissionais que vão opinar dentro da sua área de atuação, construiremos um perfil de um aluno que atenda às expectativas dos produtores de Mato Grosso e que seja realmente um profissional diferenciado", diz.

 

Segundo o coordenador de projetos de centros de excelência e assistência técnica no Brasil, Luís Tadeu Prudente Santos, o principal motivo que fez o SENAR Central iniciar atividades na educação formal foi a escassez de mão de obra no mercado. “O Senar percebeu que precisaríamos fazer um investimento, saindo de uma formação com uma carga horária menor e realmente disponibilizar para o mercado técnicos que possam apoiar os produtores”, afirma.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).