A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Vivência e práticas empreendedoras para instrutores do Negócio Certo Rural

Post Image

Os instrutores do Programa Negócio Certo Rural (NCR) participam, a partir desta quarta-feira (19) até sexta (21), de uma capacitação promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em parceria com o Sebrae. Com conteúdos sobre gestão da propriedade e empreendedorismo, os 24 profissionais dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Tocantins, vivenciam na prática as dinâmicas que são aplicadas ao produtor rural durante a capacitação nas propriedades rurais. O curso acontece em Brasília.

 

Representando o SENAR Mato Grosso, participam da capacitação a supervisora pedagógica Andréia Luchi, o analista Garibaldi Toledo de Moraes Junior e os instrutores credenciados à instituição Darcio Carvalho, Sílvio Melo e João Aires.

 

No universo masculino da turma, destacam-se duas profissionais do SENAR Tocantins. Para elas, o empreendedorismo é um tema abrangente que as mulheres estão dominando cada vez mais, principalmente no campo.

 

“A mulher tem uma força aliada à sensibilidade. Vê e faz as coisas com olhar diferente. Percebemos isso com a presidente do nosso Sistema CNA/SENAR, senadora Kátia Abreu”, afirma Lívia Gomide, há um ano no SENAR Tocantins. Formada em Agronomia, a instrutora revela que ao participar da capacitação do NCR, pretende melhorar a situação das propriedades rurais no estado. “Quero poder ajudar os produtores de cada região a mudarem a sua situação por meio do conhecimento.”

 

Pensamento semelhante tem a instrutora Nair Camargo Netto.  Ela saiu do Sul do País para atuar no Sebrae Tocantins e agora está disposta a trabalhar também para o desenvolvimento do campo por meio do SENAR.

 

Para ela, a mulher vem conquistando seu espaço no empreendedorismo porque vivencia na prática os comportamentos empreendedores. “A mulher gerencia a família, focando e direcionando as atividades e na propriedade, no campo, é a mesma coisa. Por isso acredito nas empresas familiares, que tem a participação de toda a família. É nesse sentido que o NCR vem, para melhorar a atuação do campo e também da mulher empreendedora”, avalia.

 

A capacitação do Negócio Certo Rural desta semana está sendo ministrada por dois multiplicadores do programa, Gumercindo Fernandes e Juliana Krupp. Segundo ela, capacitar esses profissionais é importante porque padroniza a metodologia do programa e faz com que os produtores de todo o País possam receber a mesma coisa.

 

“O NCR tem metodologia própria que precisa ser seguida. Aqui, os instrutores podem vivenciar na prática as metodologias, tanto como participante como quanto instrutor. Acredito que é positivo esse movimento de todos os estados enviarem seus instrutores. Com a linguagem simples, a didática de apresentar os conteúdos com metodologia vivencial, o produtor se apropria do conteúdo e pode aplicá-los no dia-a-dia dele”, explica.

 

O NCR é realizado por meio de convênio entre SENAR e Sebrae e a meta é capacitar 1365 turmas no triênio 2012/2014. A capacitação para o produtor rural é composta por cinco encontros de 8h, uma consultoria de 2h em sala de aula e outra de 4h na propriedade, totalizando 46h. A expectativa do SENAR é renovar o convênio no final do ano para novas capacitações.

 

Na próxima semana, o SENAR realiza outra capacitação para instrutores de Pernambuco, Tocantins, Alagoas, Sergipe e Bahia, dessa vez em Salvador/BA.

 

Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-4128
www.senar.org.br