A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Equipe do Senar-MT visita 11 sindicatos rurais em quatro dias

Post Image

Nem a distancia, as más condições da estrada e o cansaço tiraram a animação da equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) que percorreu 1840 km em quatro dias. Destes, 840 km de estrada de chão. Entre os dias  10 e 14 de março a equipe visitou 11 sindicatos rurais da Região do Médio Araguaia. “Pudemos ver de perto os desafios dessa região maravilhosa, cheia de oportunidades e progresso”, avaliou o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho, um dos integrantes da comitiva.

 

De acordo com Mattosinho o objetivo da viagem foi realizar uma visita de cortesia aos presidentes dos sindicatos rurais. “Fizemos reuniões de trabalho para ajustar os ponteiros com os parceiros, ver as dificuldades que os sindicatos enfrentam no dia a dia e a realidade de cada município. Também procuramos saber qual a avaliação dos presidentes sobre o trabalho desenvolvido pela instituição”, destacou. “Enfim, foi uma visita de reconhecimento, de estreitamento de relações e de cortesia de todo esse sistema do qual a gente trabalha”, resume.

 

Para o presidente do Sindicato Rural de Barra do Garças (503 km de Cuiabá), Eduardo Baroni, a parceria entre o sindicato e  Senar é fundamental para o desenvolvimento da agropecuária na região. “De uma forma muito simples essa parceria significa juntar a fome com a vontade de comer”, avalia. “O Senar nos disponibiliza instrutores bem qualificados e atende a demanda da nossa população. Os treinamentos ensinam noções que podem melhorar a qualidade de vida e a renda do homem do campo”, destaca.

 

O presidente do Sindicato Rural de Novo São Joaquim (493 km da Capital), Carlos da Silva, também  avaliou de forma positiva a visita da equipe do Senar. “A gente se sente bastante honrado por uma instituição tão importante como o Senar comparecer no nosso município. Para nós é um sinal que as coisas estão melhorando, que há uma aproximação e que a instituição está procurando melhorar os processos dessa parceria. A gente ficou muito feliz com isso e uma grande mudança na instituição que deve continuar”, enfatizou.

 

Outra que aprovou a iniciativa do Senar-MT foi a presidente do Sindicato de Gaucha do Norte (567 km de Cuiabá), Neusa Wessner. “Essa visita é extrema importância para o alinhamento necessário. Afinal parceiros precisam estar andando junto”, afirma.     

 

Mudança de vida – Por onde passou, o grupo de representantes do Senar-MT pode ouvir relatos de mudanças de vida com os treinamentos ofertados pelos Sindicatos em parceria com a instituição. Um dos exemplos foi lembrado pelo presidente do Sindicato Rural de Paranatinga (411 km da capital), Thomas Correia. “Conheço essas histórias de perto. Esses dias retornou um que já tinha feito um curso de colhedeira e veio fazer outro treinamento de tecnologia em maquina de precisão. Ele contou que terminou o curso e já saiu empregado. É bom quando você oferta um curso de panificação e dias depois alguém passa vendendo o produto, com a mesma qualidade. Isso é muito bacana”, comemorou. 

 

Nesta viagem foram visitados os sindicatos rurais de Torixoréu, Barra do Garças, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Campinápolis, Água Boa, Canarana, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Planalto da Serra e Nova Brasilândia.

 

Além do superintendente do Senar-MT a equipe contou com outros integrantes como o assessor Benedito Almeida, a gerente de Comunicação, Marketing e Eventos, Anacreta Vitorasso e os supervisores Rafael Fabri e Natalino Viana.

 

A próxima região a receber o grupo do Senar-MT é a Regional de Colíder que inclui os municípios de (Alta Floresta, Carlinda, Paranaita, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes, Apiacás, Nova Canaã do Norte, Colider e Sinop.