A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Começa mais uma turma do Programa de Produção do Leite de Qualidade

Post Image

Pelo menos mais 15 produtores de leite que vivem na região de Campinapolis, a 600 quilômetros de Cuiabá, começam nesta segunda-feira (10) o treinamento do Programa  de Produção de Leite de Qualidade (Leite Legal).  A expectativa para 2014 é realizar pelo menos mais três turmas. O objetivo  é  produzir leite de acordo com a Instrução Normativa número 62 (IN 62),  do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que estabelece os parâmetros de qualidade do leite de acordo com a contagem de células somáticas (CCS) e variações na contagem bacteriana total (CBT).

 

Em 2013 o Sindicato Rural de Campinapolis em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Associação de Produtores de Leite (Aproleite) e a Campileite, primeira cooperativa a aderir ao programa,  realizaram um treinamento que capacitou cerca 15 pequenos produtores. “Este programa nos ajuda a melhorar a qualidade do produto”, enfatiza o presidente do sindicato rural de Campinapolis, Joaquim José de Almeida.

 

Com cerca de 800 cooperados, a Campileite processa em média 45 mil litros de leite por dia. Otimista, o responsável técnico do laticínio, Gerantino Joaquim Neto ressalta que há projetos de expansão para 2014. “Trabalhamos atualmente com 500 produtores de leite e, mesmo com a qualificação de apenas 15 produtores feita no ano passado já percebemos melhoria na qualidade. Com mais quatro turmas que pretendemos realizar este ano, esse número aumenta para  75. Temos certeza que já vamos ter uma melhora considerável”.

 

Para Gerantino, o programa chama a atenção dos produtores de leite para detalhes importantes na ordenha que muitas vezes passam despercebidos na correria do cotidiano. “Nos  ajuda a mostrar que a higiene e vários outros detalhes são muito importantes para que o produto final tenha qualidade”.

 

Tanto o presidente do Sindicato quanto Gerantino estão animados para expandir o Programa de Produção de Leite de Qualidade (Leite Legal). A ideia é levar os treinamentos para alguns assentamentos e rotas que agregam os pequenos produtores.

 

O diretor executivo da Aproleite, Carlos Augusto Zanata acrescenta que a meta do programa é atingir 1.500 propriedades em dois anos. “Em 2013 realizamos 10 turmas e temos um grande desafio para 2014”.

 

Além dos Sindicatos Rurais, Senar Central e Senar-MT, o Programa também conta com a parceria da Associação de Produtores de Leite (Aproleite), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)  e dezenas de outros parceiros. “Para executar  o programa precisamos dos  laticínios para nos fornecer os resultados das análises”, enfatiza o analista e responsável pelo programa no Senar-MT, Wlademiro Neto.

 

O portfólio da entidade de ensino rural oferta 154 treinamentos que atendem as 14 principais cadeias produtivas do Estado. Todos gratuitos.

 

 O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMT).