A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Parceiros realizam primeiro treinamento de sangria de seringueira

Post Image

Fazer o reflorestamento da área e ao mesmo tempo dar início a uma nova atividade econômica foram os fatores principais que levaram o produtor rural Milton Stulp, de Querência (962 km de Cuiabá), a investir no plantio de seringueiras. Ele foi um dos 13 participantes do treinamento Sangria de Seringueira que aconteceu recentemente no município.

 

O produtor explica que a exploração da seiva das seringueiras começará no próximo ano quando o primeiro painel completar oito anos. "Hoje tenho uma área arrendada para a lavoura, mas meu objetivo é que a produção de látex se torne a atividade principal, por isso busquei o treinamento", conta Stulp, que possui 60 hectares de área plantada. Ele planeja chegar até ao final de 2015 com 100 hectares de área plantada. "No mês de maio faremos o plantio de mais 15 hectares".

 

O treinamento de 40 horas foi realizado pelo Sindicato Rural de Querência em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e prefeitura municipal. De acordo com a mobilizadora da instituição de ensino rural, Pamera Amorim, esta é a primeira turma de Sangria de Seringueira formada pelo sindicato de Querência. "É uma novidade na região, o que é bom, já que com mão de obra qualificada o produtor pode investir em novas culturas".

 

O supervisor do Senar-MT, da Regional de Querência, Kleber Muller, concorda com a mobilizadora. "A previsão é de aumento da demanda desse treinamento, pois só nesta turma havia três produtores com seringal com idade para início da abertura dos painéis, que é o início de produção, ou seja com mais de sete anos de plantio ou 45 centímetros de diâmetro do tronco a uma altura de 1,30 metro", revela Muller. "Havia outros produtores com plantios novos, com menos de três anos", completa.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).