A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Porto Alegre do Norte investe em treinamentos para diversificar produção

Post Image

Uma nova fronteira agrícola se forma na região de Porto Alegre do Norte, município localizado a cerca de 1.100 quilômetros de Cuiabá.  A chegada da agricultura tem sido uma forma de diversificar a atividade do pequeno produtor rural. Com isso há também uma mudança no foco da demanda de treinamentos do Sindicato Rural junto ao Serviço de Aprendizagem Rural de Mato Grosso.  (Senar-MT).

 

Para 2014 os treinamentos mais solicitados junto ao Sindicato Rural são operação e manutenção de pulverizadores, colheitadeiras, máquinas e implementos agrícolas. Outra área que também há bastante demanda é na bovinocultura de leite. "Queremos melhorar a qualidade do nosso leite", enfatiza o presidente do Sindicato Rural de Porto Alegre do Norte, Edio Brunetta. 

 

Ele conta que na região há cerca de 10 mil famílias assentadas. "Além disso, o sindicato  do nosso município atende  outras quatro comunidades  e,  por isso, nossa demanda é grande”. De acordo com o presidente, em 2012 foram realizados 78 treinamentos. Esse número aumentou para 130 no ano de 2013 e, para 2014 a demanda continua aumentando. “A expectativa é de realizarmos cerca de 150 treinamentos porque teremos que incluir as solicitações dos outros municípios que nosso sindicato atende. Estamos negociando este número de treinamentos com o Senar-MT".

 

Outro desafio para 2014 é incrementar ainda mais a infraestrutura do sindicato.  O presidente conta que para trabalhar este ano já tem um carro e contratou  duas mobilizadoras. "Isso vai nos ajudar bastante na hora de divulgar os treinamentos e, especialmente na hora de coletar as demandas".

 

A mudança não aconteceu somente na solicitação dos treinamentos. O presidente conta que até bem pouco tempo era os integrantes do sindicato e a mobilizadora iam até as comunidades divulgar os treinamentos. "Agora são os lideres comunitários, os gerentes de fazenda e até mesmo os produtores rurais que procuram o sindicato para pedir o treinamento que está precisando em sua região".

 

Segundo o presidente fica mais fácil quando há procura junto aos sindicatos do que quando é preciso ir atrás dos produtores para oferecer treinamentos. "Mas a responsabilidade é muito maior porque temos que atender todos  que nos procuram e,  nem sempre é possível".

 

A região está em plena expansão. O início de atividades como pecuária de leite e o início da implantação de outras cadeias produtivas para diversificar as atividades do campo também geram vários tipos de pedidos  junto ao Sindicato Rural e consequentemente ao Senar-MT.

 

O portfólio da entidade de ensino rural oferta 154 treinamentos que atendem as 14 principais cadeias produtivas do Estado. Todos gratuitos.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMT).