Pelo menos 14 reeducandas da Unidade Prisional Ana Maria do Couto May participaram, na semana passada, do treinamento de Realização Caseira de Produtos Embutidos, Defumados e Beneficiamento de Carne de Frango. Elas aprenderam a fazer linguiça toscana, calabreza, salame, hambúrguer, nuggets, rocambole de frango e frango defumado.
O treinamento é ministrado pelos instrutores do Senar-MT e o objetivo é capacitar e qualificar profissionais para o mercado de trabalho. “O portfólio do Senar-MT oferta 154 treinamentos que atendem as 14 principais cadeias produtivas do Estado”, enfatiza o presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado. É importante destacar que todos os treinamentos são gratuitos e as demandas devem ser feitas junto aos Sindicatos Rurais.
O secretário da Sejudh, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho, enfatiza que Fundação cumpre seu papel de humanização e ressocialização das reeducandas. "Trabalhamos no sentido de capacitar e contribuir para que todas tenham um oficio quando saírem da unidade penitenciária. Contamos com nossos servidores e parceiros para esta missão".
Este treinamento é uma realização do Sindicato Rural de Cuiabá, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e Fundação Nova Chance (Funac).
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMT).