A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Programa atrai jovens em Mirassol D’Oeste

Post Image

A primeira turma de 2014 do Programa Especial Campo Aprendiz teve início nessa segunda-feira (24/02) na sede da Cooperativa Agrícola dos Produtores de Cana de Rio Branco (Cooperb), unidade de Mirassol d’Oeste (300 km de Cuiabá). O programa é uma parceria entre o Sindicato Rural, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Cooperb.

 

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Mirassol, Luiz Carlos Cezário, a novidade chamou a atenção dos jovens da região que para se capacitarem recebem uma bolsa de estudo ofertada pela empresa parceria. “A turma está completa com 30 participantes, mas a procura foi tão grande que já tem uma lista de espera com mais 30 pessoas”, comemora. “Durante a abertura do programa pedi comprometimento dos participantes, já que para eles estarem aqui uma pessoa teve que ficar de fora”.

 

A gerente sindical e mobilizadora do Sindicato Rural de Mirassol, Adriana Bezerra, explica que a turma terá aulas na sede da usina, que fica a 6 km do município. “A turma é eclética possui sete participantes mulheres, moradores da zona urbana e rural. Entretanto todos preenchem os pré-requisitos necessários para participarem do Campo Aprendiz, ou seja, terem entre 18 e 24 anos, terem o ensino fundamental completo ou estarem cursando o 2º grau ou faculdade e serem habilitados já que vão ter aulas práticas com uso de tratores”.

 

Programa – A equipe de Pedagogia do Senar-MT explica que o “Campo Aprendiz” é um programa de formação profissional rural, com metodologia de ensino voltada aos aprendizes de 18 a 24 anos, para o ingresso no mercado de trabalho, e que atende a demanda gerada pela Lei de Aprendizagem (Lei nº. 10.097/2000, regulamentada pelo Decreto nº. 5.598/2005). Além de cumprir sua função social, contribui para a formação de um profissional mais capacitado para as atuais exigências do mercado de trabalho.

 

Para garantir que os jovens possam cumprir efetivamente os três pilares do processo de aprendizagem: “escola, trabalho e formação profissional”, dentro dos princípios da proteção integral, o curso de aprendizagem é realizado no período de cinco meses, com aulas distribuídas em módulos ofertados semanalmente e limitado em 8 horas diárias.

 

Durante o programa o jovem tem acesso a conteúdo teóricos (460 horas) de competência interpessoal e integração no trabalho; Saúde e segurança no trabalho; Noções de informática; Boas Práticas Agrícolas; Operação e manutenção de tratores agrícolas; Operação e manutenção de pulverizadores autopropelidos e Operação, manutenção e regulagem de colheitadeira.

 

Após os conteúdos teóricos, os participantes são direcionados aos contratantes, devidamente acompanhados por um monitor para o desenvolvimento da prática profissional (460 horas).

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).