A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Internet e planilhas de cálculos atraem a atenção dos participantes

Post Image

Aprender a acessar a internet e calcular os custos da produção agropecuária em planilhas digitais são as duas principais dúvidas trazidas pelos participantes do programa especial Inclusão Digital na primeira aula.

 

Este comportamento foi observado pelo instrutor do programa, Roberson Passos, durante as aulas em todo o Estado. Ele conta que as planilhas de cálculos digitais despertam ainda mais interesse quando são inseridas situações do dia a dia das comunidades rurais. “Alguns participantes já usaram as planilhas para calcular os gastos para financiar uma casa, outros para calcular o lucro real de soja por hectare”, diz.

 

Na semana passada, de 20 a 24 de janeiro, o Sindicato Rural de Campinápolis realizou duas turmas no município, totalizando 20 pessoas atendidas. Até abril serão realizadas mais oito turmas, resultando em 100 pessoas qualificadas. “A inclusão digital vem para facilitar a vida das pessoas da comunidade rural, já que a internet nos traz muitas informações rapidamente”, afirma o presidente do Sindicato Rural, Joaquim José de Almeida.

 

Segundo o analista do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Garibaldi Toledo de Moraes Junior, responsável pelo programa especial, muito mais pessoas serão qualificadas em inclusão digital neste primeiro semestre.

 

Na semana passada, também foram realizadas duas turmas em Sorriso e já há mais quatro marcadas. Outros municípios como Paranatinga (6 turmas), Água Boa (6 turmas) e Gaúcha do Norte (6 turmas) também oferecerão o treinamento de Inclusão Digital em  2014.

 

As 40 turmas qualificarão 400 pessoas nestes cinco municípios de Mato Grosso.

 

“Os Sindicatos Rurais de Barra do Bugres, Araputanga, Tabaporã, Porto Estrela, Porto Alegre do Norte e Santa Cruz do Xingu já enviaram demandas para a realização de turmas até junho”, informa o analista.

 

Os interessados em fazer o Treinamento Inclusão Digital devem procurar  os sindicatos rurais de seus municípios para mais informações.
 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).