Em seis meses a semente germinou, nasceu, cresceu e floresceu. A feira de Artesanato “Feito à Mão” que em agosto do ano passado era apenas um sonho para o presidente do sindicato rural de Rosário Oeste, Euclides Maciel Cruz se tornou uma realidade e já tem planos para expandir. “Os 10 artesãos que participaram da feira venderam toda a produção em apenas 10 dias de evento”.
A primeira edição da “Feito à Mão” aconteceu entre os dias 20 e 31 de dezembro. A próxima está marcada para o período do Carnaval. “A ideia é que depois da segunda edição passaremos a realizar a feira todos os domingos. Além da venda de artesanato, queremos colocar apresentações de grupos culturais e ampliar o espaço da gastronomia. A Feira de Artesanato “Feito à Mão” também vai ser uma opção de lazer”, ressalta Maciel.
Empolgado com a concretização do projeto, o presidente conta que já há mais 20 artesãos inscritos para participar da feira. “Até o fim do ano teremos 30 expositores e vamos incluir apresentações culturais e ampliar o espaço dedicado à gastronomia”.
Em uma reunião já agendada para o início de fevereiro, os artesãos vão começar a organizar a Cooperativa que terá o mesmo nome da feira. “Para 2014, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), vamos oferecer para este grupo cursos de administração, gestão e empreendedorismo rural. O objetivo é qualificá-los cada vez mais”.
Na “Feito à Mão”, o publico pode encontrar vários tipos de artesanato. Há crochê, pintura em tecido, macramê e utensílios de madeira e vários outros tipos de peças. Há também biscoitos, doces de frutas e várias outras guloseimas feitas de forma artesanal.
Euraides Paes da Silva, 62 anos, é uma das artesãs que participou da feira. Ela conta que junto com as colegas, produziu 28 peças para a feira e vendeu tudo. “O sonho de todo artesão é conseguir expor seus trabalhos e agora ele vai se tornar realidade".
O Senar-MT oferece treinamentos gratuitos que atendem as necessidades das 14 principais cadeias produtivas do Estado e mantém 17 programas especiais. A programação dos cursos pode ser acessada no site da entidade (www.senarmt.org.br), porém pode sofrer alterações conforme necessidade do parceiro, por isso o interessado deve procurar o sindicato rural de seu município para confirmar o evento e se inscrever.
O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt) da entidade que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).