A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Alto Araguaia e Planalto da Serra encerram primeiros treinamentos em 2014

Post Image

 

Os Sindicatos Rurais de Alto Araguaia e Planalto da Serra em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) já formaram os primeiros participantes de treinamentos em 2014. Nessa quarta-feira (15/01) foram encerrados os treinamentos de Fabricação Caseira de Produtos de Higiene e Limpeza, em Alto Araguaia (410 km de Cuiabá) e o de Relacionamento Interpessoal, em Planalto da Serra (234 km da Capital).

 

Em Alto Araguaia a qualificação contou com apoio da prefeitura municipal, o site da prefeitura publicou uma matéria sobre o treinamento (leia aqui). A integrante do Grupo da Melhor Idade de Frente para Vida, Rita Frederico Nogueira, 61, foi entrevistada e declarou que "foi um bom aprendizado. Fiquei conhecendo produtos que usava, mas não sabia o nome. É mais conhecimento. Foi muito importante ter participado".

 

 

O gerente Sindical, Paulo Cesar de Oliveira, avaliou que além da questão econômica e de geração de renda, o treinamento atrai a população devido ao incentivo ambiental que é feito pela prefeitura. "Ao reaproveitar embalagens e o óleo usado pelas donas de casa para fazer os produtos de limpeza evitamos que todo esse material chegue ao Rio Araguaia", informa. "A parceria com a prefeitura é bem sucedida e o presidente do Sindicato, Jackson Niedermeier, deseja amplia-la em 2014", adiantou.

 

Em Planalto da Serra o treinamento de Relacionamento Interpessoal também teve o apoio da prefeitura e qualificou 15 pessoas.  O presidente do Sindicato Rural, Hamilton Pereira, informou que a parceria com a prefeitura tem apresentado bons resultados. "Esse treinamento atendeu a Secretaria de Ação Social, mas a prefeitura já demonstrou interesse em qualificar todos os servidores. De imediato já solicitou dois treinamentos para outras secretarias", revelou.

 

A instrutora Gilce Costa afirma que a qualificação em Relacionamento Interpessoal aumenta a auto estima e o autoconhecimento das pessoas, ajudando a administrar e reduzir conflitos no trabalho. "Isso melhora a comunicação, que é um dos principais problemas das empresas nos dias de hoje, facilitando o trabalho, gerando uma vida mais saudável. Muita gente leva esse conhecimento até para casa", assegura.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).