Os treinamentos de Piscicultura Básica, em Matupá, Classificação de produtos de origem vegetal – Soja e Milho, em Brasnorte, e Transporte de Produtos Perigosos (MOPP), em Porto Alegre do Norte fecharam a programação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em 2013. Estes treinamentos foram realizados esta semana em parceria com os sindicatos rurais.
O relatório de atividade preliminar aponta que a entidade realizou em 2013 cerca de 4 mil treinamentos em Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS), atendendo cerca de 52 mil pessoas. Isso sem falar dos programas especiais, como o Mutirão Rural da Cidadania, que sozinho atendeu 30.974 pessoas. “Quero agradecer todos que nos ajudaram a alcançar estes números”, disse o presidente do Sistema Famato/Senar-MT, Rui Prado, durante a última reunião do ano com os colaboradores do Senar-MT.
Os números apresentados mostram que 2013 foi um ano extremamente positivo para o Senar-MT. “Tivemos números excelentes do ponto de vista de execução, criação de novos projetos e novos produtos. Estamos fechando 2013 de forma satisfatória”. Ao comparar os números de 2013 com 2010 se observa que houve aumento de 40% na carga horária de treinamentos ofertados, 50% no número de pessoas atendidas e 40% o número de treinamentos ofertados.
Para 2014 a expectativa é positiva e de muito trabalho. A instituição já recebeu 50 solicitações para montagem de estande em exposições agropecuárias. O próximo ano também será de fortalecimento das parcerias. “Vamos fortalecer a relação entre Senar, sindicato rural, empresa agropecuária, produtor rural, para que todos saibam de forma mais efetiva qual o papel de cada um dentro desse processo como um todo”, enfatiza Prado.
O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt) da entidade que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).