A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Primeiro Mopp acontece em Porto Alegre do Norte

Post Image

​O transporte de produtos perigosos (combustíveis, lubrificantes, explosivos e defensivos agrícolas, por exemplo) deve ser uma tarefa cuidadosa, feito de forma a não colocar em risco a segurança do condutor, das pessoas e do meio ambiente. Em uma propriedade rural o cuidado deve ser redobrado. Pensado nisso, o Sindicato Rural de Porto Alegre do Norte em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), realiza nessa semana o treinamento em Transporte de Produtos Perigosos, conhecido como MOPP.

 

O treinamento conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran/MT) e tem como objetivo qualificar os motoristas para conduzir os veículos que transportam produtos perigosos. O treinamento foi lançado pelo Senar-MT no mês de outubro e esta é a primeira turma a realizar a capacitação.

 

De acordo com o supervisor regional do Senar-MT em Querencia, Kleber Müller, a turma foi demanda pelo Sindicato Rural de Porto Alegre do Norte e atende principalmente aos trabalhadores do Grupo Itaquerê. “A turma tem 30 participantes e a carga horária é de 50 horas”, conta Müller. “O treinamento atende uma necessidade dos produtores rurais que viam pedindo pela qualificação há algum tempo”, revela.

 

O treinamento atende às exigências do Conselho Nacional do Trânsito (Contran), que exige formação específica dos condutores para o transporte de produtos perigosos. O conteúdo programático das aulas abrange temas como legislação de trânsito; direção defensiva; noções de primeiros socorros, meio ambiente e convívio social; e movimentação de produtos perigosos. A capacitação é regulamentado pela Portaria DETRAN 1758/06 (antiga portaria 12), que também dispõe sobre os cursos de Transporte de Coletivos, Transporte de Escolares e Transporte de Emergência.

 

Para participar do treinamento é necessário preencher alguns requisitos como ser maior de 21 anos, estar habilitado, e não ter cometido infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses. Outra exigência é não estar cumprindo pena da suspensão do direito de dirigir ou cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), decorrente de crime de trânsito.

 

Segundo o instrutor do treinamento, Claudinei da Silveira, ao realizar o curso, o participante desenvolve competências como identificar a sinalização viária, entender a importância da condução segura de veículos especializados, relacionar teoria e prática, conhecer a classificação dos produtos perigosos e as classes de risco, adquire conhecimentos como acondicionamento da carga e descontaminação do veículo e identifica comportamentos seguros e de risco.

 

“O trabalhador também recebe as informações necessárias para não correr riscos desnecessários em caso de acidentes, como isolar a área e chamar as autoridades competentes, como Polícia e Corpo de Bombeiros”, destaca o educador. “Ao final do treinamento, o Detran homologa o certificado que pode ser incluído na CNH do participante. A qualificação tem validade por cinco anos”, completa Silveira.

 

O Senar-MT oferece treinamentos gratuitos que atendem as necessidades das 14 principais cadeias produtivas do Estado e mantém 17 programas especiais. A programação dos cursos pode ser acessada no site da entidade (www.senarmt.org.br), porém pode sofrer alterações conforme necessidade do parceiro, por isso o interessado deve procurar o sindicato rural de seu município para confirmar o evento e se inscrever.

 

A instituição está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt) da entidade que está presente em todos os municípios de Mato Grosso,  atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).