Nesta terça-feira (17) os membros do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) participaram da última reunião do ano. A pauta incluiu a apresentação do planejamento estratégico dos últimos três anos. O conselheiro que representa o Senar Central, Daniel Carrara, ressaltou que a regional Mato Grosso está preparada para os próximos desafios e se tornou uma referência nacional.
Pioneira na implantação do Sistema Operacional Senar nas Nuvens, a regional Mato Grosso também chama atenção pela organização administrativa. A instituição já trabalha com planejamento estratégico, gestão por projetos e avaliação de indicadores de desempenho. "Além dos números, a forma de executar as ações foi outra coisa que chamou a atenção".
Após a demonstração dos números, Carrara destacou ainda que a regional do Senar Mato Grosso está preparada para os desafios que a instituição enfrentará nos próximos anos. "Estamos passando por mudanças estruturais, entrando no ensino formal com uma linha de ação para assistência técnica. A organização administrativa é primordial para o sucesso destas transformações".
Para 2014, Carrara ressalta que é preciso fazer tudo o que foi feito em 2013 e mais um pouco para vencer os desafios. Mato Grosso é um estado importante no agronegócio brasileiro e a evolução tecnológica na agropecuária exigirá muito mais da instituição que desde sua criação tem a função de qualificar. "Além do apagão de mão de obra, também temos muitos desafios na área da assistência técnica que é outra lacuna que deve ser preenchida. O Senar está se preparando para preencher esse vazio que influencia diretamente na renda do produtor".
Na opinião de Carrara esta última reunião do Conselho Administrativo do Senar-MT mostrou que os conselheiros participaram do planejamento estratégico e estão alinhados para a realização dos projetos. "Isso garante uma boa execução".
A instituição oferece treinamentos gratuitos que atendem as necessidades das 14 principais cadeias produtivas do Estado e mantém 17 programas especiais. A programação dos cursos pode ser acessada no site da entidade (www.senarmt.org.br), entretanto ela pode sofrer alterações conforme necessidade do parceiro, por isso o interessado deve procurar o sindicato rural de seu município para confirmar o evento e se inscrever.
O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).