A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Campileite é a primeira cooperativa a entrar no Programa

Post Image

A primeira turma do Programa Produção de leite de Qualidade formada por produtores de leite que representam 15 propriedades  vinculadas à Cooperativa dos Produtores de Leite de Campinápolis (Campileite) está em andamento no município de Campinápolis, a cerca de 370 km de Cuiabá. Este programa é  desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Central) com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e é realizado em Mato Grosso pelos Sindicatos Rurais em parceria com o Senar-MT.

 

A Campileite foi a primeira cooperativa a fazer parte do Produção de leite de Qualidade. Para  2014 estão previstas novas turmas para os produtores da  Cooperativa Agropecuária do Noroeste de Mato Grosso, de Araputanga (Coopnoroeste) e da Cooperativa Mista de Terra Nova do Norte (Coopernova).

 

Em 2013, primeiro ano do programa no Estado, foram qualificados 169 produtores de leite do Laticínio Vencedor agrupados em dez turmas que ocorreram em São José dos Quatro Marcos.

 

O presidente da Associação dos Produtores de Leite (Aproleite), Alessandro Casado, explica que quanto maior for o alcance do programa, mais benefícios a categoria terá. “O que deve ser destacado é que cada vez mais produtores de leite estão procurando informações sobre como se capacitar com o Programa Produção de leite de Qualidade para produzir com mais qualidade e, consequentemente, ter uma remuneração melhor”.

 

O analista do Senar-MT e responsável pelo programa, Wlademiro Silvano Pereira Neto, diz que a ideia é continuar atendendo esta nova turma da Campileite durante todo 2014 e ainda abrir novos grupos. “O Senar está aberto para a atender todas as cooperativas do Estado, basta procurar o Sindicato Rural”, afirma.

 

Segundo ele, os produtores, laticínios e cooperativas interessados em formar turmas do Programa Produção de leite de Qualidade podem procurar os Sindicatos Rurais ainda este ano para solicitar atendimento para 2014.

 

Programa Produção de leite de Qualidade – A 9ª e 10ª turma do Programa, ligadas ao laticínio Vencedor de São José dos Quatro Marcos, encerraram as atividades na última sexta-feira (06/12). O programa atendeu aos produtores de leite de toda a região, incluindo propriedades de Pontes e Lacerda, Glória d‘Oeste, Porto Espiridião, Cáceres, Mirassol d’Oeste, Conquista d’Oeste, Salto do Céu, Vale do São Domingos, Curvelândia e Lambari d’Oeste.

 

O Programa Produção de Leite de Qualidade – Leite Legal é uma parceria do Senar Central e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae Nacional e vai capacitar produtores rurais com foco na produção do leite dentro dos novos parâmetros para Contagem de Células Somáticas (CCS) e Contagem Bacteriana Total (CBT) estabelecidos pela Instrução Normativa nº 62/2011 – que define novos padrões de qualidade para o leite. A expectativa é que num período de dois anos, o programa capacitará 81 mil propriedades no país por meio de treinamento teórico com carga horária de 16 horas/aula e visitas técnicas, formando em todo Brasil 5,4 mil turmas.

 

O Senar-MT  oferece treinamentos gratuitos que atendem as necessidades das 14 principais cadeias produtivas do Estado e mantém 17 programas especiais. A programação dos cursos pode ser acessada no site da entidade (www.senarmt.org.br), entretanto ela pode sofrer alterações conforme necessidade do parceiro, por isso o interessado deve procurar o sindicato rural de seu município para confirmar o evento e se inscrever.

 

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso,  atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).