Arar, adubar, plantar, irrigar e colher. Onde tem trabalhador rural, deve-se ter também atenção à sua saúde e segurança no desenvolvimento das atividades no campo. Por esse motivo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) lançou recentemente mais um treinamento: Atendimento de emergência e primeiros socorros.
De acordo com a coordenadora de Pedagogia do Senar-MT, Rafaella Tognietti os participantes terão noções básicas de atendimento de primeiros socorros. "Ele saberá o que fazer até que o paciente possa ser levado ao Pronto Atendimento do município", afirma.
Os participantes poderão identificar os tipos de fraturas, queimaduras e cortes, além de conhecer as consequências da descarga elétrica e modos de envenenamentos.
Além do treinamento de Atendimento de emergência e primeiros socorros, o Senar-MT também oferece em seu portfólio na área de saúde e segurança do trabalho as seguintes qualificações:
– Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Rural – CIPATR
– Segurança no Trabalho – NR 31.8 Aplicação de Agrotóxico
– Qualidade de Vida – Saúde e Segurança no Trabalho Rural
– Segurança no Trabalho – NR 12 Máquinas e Implementos
– Condutores de Veículos de Transporte de Produtos Perigosos – SENAT E DETRAN
Os treinamentos do Senar-MT são gratuitos e podem ser solicitados nos 87 Sindicatos Rurais do Estado. Nos municípios onde não há Sindicatos, a comunidade pode procurar pelo mobilizador do Senar-MT da Prefeitura Municipal. A instituição também oferece treinamentos que atendem às necessidades das 14 principais cadeias produtivas do Estado e mantém 17 programas especiais. A programação dos cursos pode ser acessada no site da entidade (www.senarmt.org.br), entretanto ela pode sofrer alterações conforme necessidade do parceiro, por isso o interessado deve procurar o sindicato rural de seu município para confirmar o evento e se inscrever.
O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).