A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Secretários de Agricultura conhecem atividades do Senar-MT durante Fórum

Post Image

Com um público de cerca de 50 representantes municipais, no segundo dia da Reunião do Fórum Estadual dos Secretários Municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, em 26/11, o analista do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Garibaldi Toledo de Moraes Junior, realizou palestra sobre os treinamentos da instituição.

 

A reunião foi realizada pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) em sua sede com o objetivo de ampliar conhecimentos e suprir as necessidades dentro dos temas propostos.

 

Em pauta estavam a proposta de estruturação das Secretarias Municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, a criação do Fundo de Investimento na Agricultura Familiar com Recursos do ITR e a cobrança da regulamentação da Lei 9.790/2012, que cria o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial (Susaf) – Agroindustriais.

 

Em sua palestra, o analista do Senar-MT citou os cursos de aperfeiçoamento (até 40 horas), de qualificação (de 60 a 800 horas) e os programas especiais do portfólio da instituição de ensino rural que estão disponíveis para serem solicitados pelos Sindicatos dos Produtores Rurais e Prefeituras do Estado.

 

Dividido em cadeias produtivas, o novo portfólio do Senar-MT conta com 195 treinamentos, já formatados ou em formatação.

Ele apresentou ainda as cadeias produtivas voltadas a pequenas propriedades e explicou cada programa especial oferecido pelo Senar em Mato Grosso. Um deles é o Pronatec Rural, voltado para as atividades agropecuárias.


Segundo o analista, é possível realizar até duas turmas por vez em um município. "Entendemos que é interessante o fortalecimento desses eventos nas comunidades rurais para que os jovens possam ter qualificação dentro de seu município. É um curso com carga horária mais ampla de 400 a 800 horas e vem de encontro com essa necessidade de qualificar a mão de obra dos jovens", afirma.


Em 2013, foram realizadas dez turmas de Pronatec Rural no Estado, qualificando em média 150 jovens.

 

O Coordenador Estadual do Fórum, Hudson Saturnino dos Anjos, explica que o objetivo de se criar o fórum é mais uma ação de articulação para fortalecer os secretários do setor produtivo, uma vez que os municípios estão cada vez mais buscando o desenvolvimento.


"O Senar é um parceiro de primeira hora para nós, entra com capacitação e treinamento da atividade agropecuária. Sem conhecimento, os produtores não têm como caminhar", ressalta.