A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Qualificação garante melhoria de renda a artesãs

Post Image

Na primeira semana de dezembro (02 a 06) o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) está com 210 vagas abertas em 14 treinamentos para o setor de artesanato. Esta é uma das áreas que fazem parte do portfólio da Promoção Social (PS) da instituição. Esses treinamentos são ofertados em parceria com 13 Sindicatos dos Produtores Rurais e a prefeitura de Barão de Melgaço, onde não há sindicato.

 

Em Cuiabá, por exemplo, o sindicato está mobilizando uma turma para aprender a fazer artesanato com chifre.  O treinamento é de 40 horas e tem o objetivo de que ao final, o participante consiga confeccionar objetos utilizando o chifre bovino, aproveitando essa matéria prima e ao mesmo tempo dando possibilidade de melhoria de renda para o trabalhador rural e sua família.

 

O Senar-MT oferece treinamentos para o setor de artesanato que usam outras matérias primas como a argila, couro bovino ou linhas de crochê. Em Mato Grosso existem vários casos em que as qualificações na área de Promoção Social realizadas pelo Senar-MT e sindicatos de produtores rurais  têm mudado  a vida das pessoas.

 

Em Rosário Oeste, um grupo de mulheres tem colhido bons resultados depois de terem se qualificado. Marilze Ribeiro da Silva, de 50 anos, foi uma das que aproveitou a oportunidade e hoje produz panos de pratos que são valorizados com a pintura e o crochê. Ela tem verdadeira paixão pela confecção de bonecas de palha. 

 

“O artesanato transformou minha vida”, conta. “A renda extra me ajudou a terminar de pagar minha a casa e a comprar vários eletrodomésticos”, revela a artesã que consegue em média, R$ 400 por mês com a venda das peças que produz. Além de Rosário Oeste, Marilze tem clientes em Nobres, Nova Mutum e Tapurah.

 

Outra integrante do grupo, Euraíde Paes da Silva, 62 anos, aprendeu durante capacitações realizadas pelo Senar-MT em parceria com o sindicato de produtores rurais a fazer bonecas com palha de banana. Hoje ela já se aventura a experimentar outros materiais na confecção das bonequinhas. “Vendo por R$ 10 cada uma. Já fizemos várias encomendas para grandes lojas”, comemora.

 

Assim como as outras mulheres, Enedina Ventura da Silva Gomes, de 39 anos também já ganha dinheiro com o artesanato que produz. “Comprei um computador e fiz uma poupança. Isso sem falar que estou realizando o sonho de estudar”.  Enedina e seu grupo pretendem não só ampliar os conhecimentos, mas também a produção de peças.

 

Além do artesanato com chifre em Cuiabá, estão programados para a semana de 02 a 06 de dezembro os treinamentos: Artesanato com Argila (Terra Nova do Norte); Artesanato com Couro Bovino (São José dos Quatro Marcos e Rio Branco); Artesanato em Tricô (São José do Rio Claro); Confecção de Bonecas de Pano   (Alto Garças); Crochê Básico em Barbante (Vila Rica e Novo São Joaquim); Montagem e Arranjos com Flores Silvestres (Juara); Pintura em Tecidos (Nossa Senhora do Livramento, Rondonópolis, Água Boa, Cáceres e Barão de Melgaço).

 

Todos os treinamentos oferecidos pelo Senar-MT são gratuitos. A programação pode ser acessada no site do Senar-MT (www.senarmt.org.br), entretanto pode sofrer alterações conforme necessidade do parceiro, por isso o interessado deve procurar o sindicato rural de seu município para confirmar o evento e se inscrever.

 

A instituição oferece treinamentos gratuitos que atendem as necessidades das 14 principais cadeias produtivas do Estado. Além disso,  mantém 17 programas especiais. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso,  atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).