A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Aluno comemora a alfabetização com música

Post Image

Depois de quatro meses de aula, os alunos do curso do projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA) realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Novo do Parecis e Coprodia – Usina de Álcool e Etanol receberam o certificado de conclusão de curso. A conquista foi grande e o resultado positivo, tanto que um dos alunos escreveu uma letra de música para comemorar a alfabetização e o outro fez seu facebook para poder conversar com os colegas.

 

O curso foi realizado na Coprodia – Campo Novo dos Parecis –  para uma turma de 14 alunos. Elogio não faltou. Muitos começaram sem saber escrever nenhuma letra do alfabeto e depois de quatro meses estavam escrevendo até letra de música. Ver essa evolução foi gratificante para professor e aluno.

 

Também há alunos com o sonho mais voltado para a área profissional. Este é o caso de Célio Antônio Marques Moraes que depois de alfabetizado só pensa em tirar sua carteira de habilitação. "Quero ser tratorista. O curso transformou minha vida". Por outro lado, Celio já realizou um dos seus sonhos que era o de ter um facebook. "Realizei minha vontade e posso conversar com meus colegas".

 

Pedro Gomes da Silva, popularmente chamado de "seo" Pedro foi um pouco mais além e presenteou a turma com uma poesia. Mas isso ainda foi pouco. Ele surpreendeu ainda mais a plateia quando cantou uma música de sua própria autoria "Eu Quero Estudar", no ritmo de rima e do repente. 

 

A mobilizadora do Senar-MT, na região, Cleidiane Delazeri conta que para o trabalhador rural alfabetizado a qualificação e a capacitação para outras atividades fica mais fácil. "A Carteira Nacional de Habilitação é um destes exemplos. É o sonho de muitos destes 14 alunos".

 

Para a coordenadora de recursos humanos da Cooprodia, Pâmela de Oliveira Souza e sua assistente Cláudia dos Santos Oliveira é gratificante ver os alunos dando os primeiros passos rumo ao aprendizado. "Iniciamos a caminhada dessa longa estrada. Estamos aqui para apoiar e ajudar estas pessoas a aprender cada vez mais", ressaltou Pâmela.

 

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de analfabetos com mais de 15 anos no Brasil, em 2012 era de 13,2 milhões de pessoas. Em Mato Grosso, das 1.9 milhão de pessoas nessa faixa etária, 139 mil são analfabetas (7%).

 

Com o programa de Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA), o Senar-MT ensinou mais de 180 pessoas a ler e escrever no ano passado. Em 2013, Mato Grosso tem 10 turmas em andamento. O projeto acontece nos municípios de Cáceres, Campo Novo do Parecis, Mirassol d’Oeste, Novo Horizonte do Norte, Pontes e Lacerda, Campinápolis, Poconé,  Ribeirão Cascalheira, São José do Rio Claro e Santo Antônio do Leverger.

 

Para a analista do Senar-MT responsável pelo programa, Daniela Niccioli Figueiredo, o programa de Alfabetização de Jovens e Adultos do Senar é bastante procurado pelas comunidades rurais onde muitas vezes as instituições de ensino formal que também oferecem o EJA não chegam. O público é formado em sua maioria por idosos da zona rural, que se sentem mais à vontade para procurar o Senar que o ensino formal. "O Senar é uma instituição que eles já conhecem e que está presente em seu cotidiano".

 

A metodologia do EJA respeita a cultura e também as necessidades que os trabalhadores e produtores rurais têm. As instrutoras fazem com que as atividades sejam participativas, com interação entre todos. Assim, com base na realidade da comunidade, são trabalhadas a alfabetização, a leitura, a escrita e os quatro cálculos matemáticos.

 

A gerente de Educação Profissional Rural do Senar-MT, Tatiane Perondi esteve recentemente em contato com várias turmas de alfabetização no interior do Estado durante supervisão. Nas visitas, percebeu que os pequenos produtores têm necessidade de qualificar a mão de obra para melhorar o desempenho das suas propriedades, principalmente na área de gestão, fruticultura, olericultura e pecuária leiteira.

 

"Alfabetizados, eles podem ter acesso aos treinamentos para que atualizem seus conhecimentos, assim como as normativas da área em que atuam e também aos seus direitos e deveres na sociedade", ressalta.

 

 

Sobre o EJA – O objetivo do Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA) é reduzir o índice de analfabetismo no Estado de Mato Grosso, favorecendo aos jovens e adultos a aprendizagem da leitura e da escrita alicerçada no diálogo, promovendo a formação da consciência crítica contribuindo para sua auto-realização e participação social como cidadão.

 

O curso completo tem carga horária de 292 horas e cada turma pode ser formada por 15 a 20 participantes. As 12 horas de aulas semanais são distribuídas de forma a não ultrapassar três horas de aula por dia, respeitando os limites dos alunos.

 

 Para formar uma turma de Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA), procure o Sindicato Rural de seu município. Em locais onde não há Sindicato Rural, procure um mobilizador do Senar-MT na prefeitura municipal.

 

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso,  atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).