O ano de 2014 será o ano do leite em Mato Grosso. A afirmação é do presidente da Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso (Aproleite), Alessandro Casado. Ele está animado com o aumento do número de solicitações dos produtores pelo “Leite Legal – Programa Produção de Leite de Qualidade”, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceria com Sindicatos dos Produtores Rurais, Aproleite, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional) e laticínios.
Segundo o analista do Senar-MT, Wlademiro Silvano Pereira Neto, gestor do programa no Estado, em 2013 o Leite Legal começou a realizar as atividades no mês de agosto em parceria com o Laticínio Vencedor, de São José dos Quatro Marcos (314 km de Cuiabá). “Atendemos 110 propriedades e capacitamos 138 pessoas da região em apenas dois meses”, afirmou. “O Senar-MT está de portas abertas para atender os laticínios. Basta que a empresa busque o sindicato rural e apresente a demanda”, disse Pereira Neto.
Para o presidente da Aproleite e do Sindicato Rural de São José dos Quatro Marcos, o programa em parceria com o Laticínio Vencedor apresenta saldo positivo. “Já observamos uma melhora significativa na qualidade do produto das propriedades que foram atendidas pelo programa”, avaliou Casado.
Casado acredita que os atendimentos na região continuam no ano que vem e serão ampliados no Estado. “Além do Vencedor, outros laticínios da região nos procuraram para fazer a qualificação. Para 2014 já temos demandas de laticínios de outros lugares como em Campinápolis e Porto Alegre do Norte”, citou.
De acordo com a cotação do preço do produto apresentada pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) em agosto o preço do litro do leite estava em R$ 0,76 e em outubro evoluiu para R$ 0,82. “A expectativa é que a melhora na qualidade do produto reflita na melhora da renda do produtor”, argumentou.
No município de São José dos Quatro Marcos, a meta é atender mais de mil produtores até o final de 2014. Devem ser atendidos cerca de 1,5 mil propriedades em todo o Estado no mesmo período.
PROGRAMA – O Leite Legal tem o objetivo de capacitar produtores rurais dentro dos novos parâmetros para Contagem de Células Somáticas (CCS) e Contagem Bacteriana Total (CBT), estabelecidos pela Instrução Normativa nº 62/2011.
Cada turma será formada por até 15 propriedades, cada uma podendo ser representada por até dois participantes. As atividades têm duração de 15 dias, sendo 16 horas de aulas teóricas e mais quatro horas de vistoria técnica individualiza em cada uma das fazendas participantes. “O principal foco da vistoria e o manejo do gado e a ordenha”, revelou Pereira Neto.
O lançamento estadual do programa ocorreu em São José dos Quatro Marcos, no dia 22 de julho de 2013, na sala de treinamentos do Laticínio Vencedor. A empresa tem mais de 1,7 mil produtores fornecedores de leite na região.
O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).