A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

PNDS irá qualificar cerca de 800 pessoas em 2014

Post Image

Mato Grosso ocupa o 5º lugar no ranking dos estados que mais produzem suínos no Brasil, com 1,6 milhão de animais. Para cuidar desse rebanho e melhorar a produção, o Estado precisa de mão de obra qualificada. Visando atender essa necessidade, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) em parceria com os sindicatos dos produtores rurais e a Associação de Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) têm a meta de realizar 50 novas turmas do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) em 2014, capacitando aproximadamente 800 pessoas em todo o Estado.

 

A informação foi repassada pelo analista do Senar-MT e gestor do PNDS, Wlademiro Silvano Pereira Neto, aos participantes do XVI Congresso da Abraves (Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos). Atividade realizada no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, que se encerra nessa quinta-feira (07.11). "O projeto teve início este ano, no município de Diamantino. Em 50 dias realizamos 14 eventos e capacitamos mais de 200 pessoas", revelou o gestor.

 

De acordo com Pereira Neto, em 2010 a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) buscou atuar na melhoria da produção de suínos no Brasil com ênfase para a capacitação da mão de obra, essa ação foi incorporada como uma das frentes do PNDS. Em menos de três anos os resultados já estão aparecendo. "Com a implementação do PNDS em Mato Grosso a demanda dos produtores pelos treinamentos na suinocultura saltaram de três solicitações, registradas em 2010, para 43 este ano", apontou.

 

Outra novidade que facilita a solicitação pela qualificação é que o PNDS é ofertado em seis cartilhas (Toda Granja-24h, Reprodução-24h, Maternidade-20h, Creche-12h, Recria e Terminação-08h, e ainda Fábrica de Ração-16h) que podem ser demandas em conjunto, em um único evento de 104 horas de carga horária, ou por cartilha, de acordo com o interesse do produtor. "Já temos 328 participantes aprovados, desse total a cartilha mais solicitada é a Toda Granja, com 37% de solicitações, seguida pela Maternidade com 18% de solicitações", destacou o gestor.

 

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).