Interessados no grande potencial do mercado chinês para os produtos agropecuários e no interesse que a China tem demonstrado em investir no Brasil, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) organizou uma missão técnica para a China. O grupo formado por empresários, lideranças e representantes de entidades do agronegócio de todo o Brasil embarcou na noite desta terça-feira (05.11). O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Tiago Mattosinho é um dos integrantes do grupo, representando Mato Grosso.
Nos próximos dias, o grupo terá uma agenda bastante intensa e participará de reuniões com autoridades e empresários chineses. Dois temas são prioritários nesta missão: a ampliação da pauta de exportação de produtos agropecuários e a atração de investimentos para a logística brasileira.
Na sexta-feira (08.11), o vice-presidente da República, Michel Temer, e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Antônio Andrade, acompanhados da senadora Kátia Abreu, participarão de entrevista coletiva, seguida de jantar, oferecido pela CNA. O evento acontece em Pequim, onde a missão participa na tarde da sexta-feira de seminário promovido pelo Conselho Empresarial Brasil – China (CEBC).
A CNA também realizará um evento em Xangai, de 12 a 14 de novembro, paralelo à FHC – maior feira de alimentos da China, onde apresentará oportunidades de importação de produtos agropecuários e projetos de investimentos a empresários chineses interessados em investir no Brasil.
A programação prevê a Reunião Bilateral Anual do Conselho Brasil-China no dia 08 de novembro, em Pequim, e o seminário AgroInvest Brasil 2013 em Xangai, na terça-feira (12.11). Confira a programação completa: http://www.canaldoprodutor.com.br/sites/default/files/Programacao_AgroInvest.pdf
O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).