O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) registra a marca de 322.514 atendimentos realizados em 2013, por meio do Programa Mutirão Rural da Cidadania, beneficiando 30.974 pessoas em 83 municípios mato-grossenses. Os números são do relatório de conclusão da edição 2013 elaborado pelo supervisor e responsável pelo programa, João Vargas.
As atividades tiveram início em março e se encerraram no mês de outubro. O Mutirão Rural da Cidadania é realizado pelo Senar-MT em parceria com os sindicatos dos produtores rurais e o Governo do Estado. Tem o objetivo promover a inclusão social e resgatar a cidadania dos munícipes que se encontram em vulnerabilidade social, em especial a população que vive na zona rural, facilitando que tenham acesso a seus direitos garantidos na Constituição Federal.
Para o responsável pelo programa, em 2013 o diferencial do Mutirão Rural da Cidadania foi o atendimento nas aldeias indígenas. "Este ano visitamos 10 aldeias indígenas. A maioria delas fica em locais distantes, sem energia e de difícil acesso', destacou. Para atendê-los, Vargas conta que foi preciso montar uma estrutura diferenciada com mais profissionais e infraestrutura. "Aumentamos a equipe de 16 para 90 pessoas. O resultado foi muito positivo". Segundo ele, a maior procura da população indígena foi pelo serviço de emissão de documentos pessoas (RG e CPF).
Além da emissão de documentos, o programa oferece serviços como confecção de carteira de trabalho, segunda via destes documentos, palestras sobre esclarecimentos das leis de trânsito, direito do consumidor e inclusão social. A equipe ainda registra Boletins de Ocorrência e várias outras atividades como aulas de inclusão social, culturais e de lazer.
O programa também conta com a parceria da Secretaria de Segurança Pública, por meio da Polícia Técnica (Politec), Rede Cidadã, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, o Sistema Nacional de Empregos (Sine), Procon, Detran, e vice-governadoria, através da Superintendência de Assuntos Indígenas. Os interessados em obter mais informações sobre o Mutirão Rural da Cidadania também podem procurar o Sindicato Rural de seu município.
O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).