A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Senar e Fetagri lançam pedra fundamental de centro de formação

Post Image

No dia 23 de outubro, data da comemoração do 42º aniversário da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Mato Grosso (Fetagri), o presidente do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Rui Prado, compareceu à chácara daquela Federação para o lançamento da Pedra Fundamental que dá início a uma parceria entre as duas instituições para a construção de um centro de formação da agricultura familiar.

 

A obra terá cinco salas de aula, um mini-auditório e alojamentos para os alunos que vêm de vários municípios do Estado para participar do curso de técnico em agropecuária, realizado pela Fetagri em parceria com a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso (Secitec) e passam 10 dias na chácara e outros 20 dias em casa. Atualmente são 40 alunos que vêm de 14 municípios do Estado.

 

O centro trará mais conforto a alunos como Franciele Cristiane Meyer, 18 anos, que ficou sabendo do curso pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Bandeirantes. Optou por ser técnica em agropecuária antes de fazer agronomia, pois pode levar o que aprendeu na teoria para seu sítio todos os meses. "O meu pai sabe mexer com a terra, mas aqui aprendemos mais técnicas de lidar com biofertilizante, pragas, fazer análise de solo. Acho muito importante um curso como este para capacitar o filho do pequeno agricultor para que tenha mais renda, mas mantê-lo ali em seu sítio", afirma.

 

Representando o Senar-MT, estiveram presentes o superintendente Tiago Mattosinho e os conselheiros  Adão da Silva, Euclides Maciel, Cleudes de Souza Ferreira, Leandro Finkler, Nilton José Macedo.

 

Rui Prado parabenizou os presentes pelo aniversário e lembrou que a agricultura familiar contribui para a geração de renda e garante o crescimento e o abastecimento interno do país.
"Quando falamos que o Brasil produz alimentos, são os trabalhadores que estão lá no campo mudando a realidade desse país. Para mudarmos uma sociedade, para termos progresso, precisamos de gente. Não adianta capital, máquinas, terra, sem gente para trabalhar e cultivar a terra, mas, para isso, precisamos saber cultivar. Por isso é tão importante essa parceria que o Senar está fazendo com a Fetagri".

 

Em todo o Estado, são 125 sindicatos dos trabalhadores rurais e, segundo o presidente da Fetagri, Adão da Silva, há uma falta de produtos cultivados em solo mato-grossense, o que gera a necessidade de importação, por falta de organização da produção. O presidente acredita que, com esta obra, haverá um avanço nesta questão, pois os trabalhadores rurais poderão contar com um espaço adequado para se capacitarem.
"O objetivo principal em buscar essa parceria com o Senar é que vemos uma deficiência na qualificação dos trabalhadores rurais e os agricultores familiares, principalmente no que tange no empreendedorismo rural, cooperativismo, em associações, também na organização da produção, buscar uma melhor produção, com mais qualidade",  ressalta.

 

Após a solenidade de lançamento da pedra fundamental, foram feitas apresentações culturais para celebrar a data do aniversário e o início da parceria entre as instituições.

 

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso,  atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).