A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Filhos no Campo ainda tem vagas para novembro e para 2014

Post Image

Ainda há como se inscrever para o Programa Filhos no Campo, desenvolvido pelos Sindicatos dos Produtores Rurais nos 30 municípios com maior população urbana de Mato Grosso (veja lista abaixo), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). Há vagas para novembro e as escolas também já podem agendar visitas para 2014. O principal objetivo é mostrar para as crianças de sete a 12 anos onde são produzidos os alimentos que consumimos diariamente e mostrar como funciona a vida no campo.

 

Com oportunidade de estar em contato com a natureza e conhecer  uma atividade da agricultura e outra da pecuária, as crianças que participam do Filhos no Campo têm um dia bem diferente do cotidiano urbano. Durante o dia as crianças tem um tempo reservado para brincadeiras como queimada, pula corda, amarelinha e outras.

 

A ideia é mostrar para as crianças as etapas do processo produtivo. Com o Filhos no Campo, o Senar-MT pretende ainda despertar o interesse dos pequenos para serem gestores e profissionais do meio rural. Para as crianças a visita a uma fazenda é um festival de descobertas.

 

De acordo com o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho, o programa foi implantado no ano passado e levou cerca de 500 alunos para conhecer melhor a vida na fazenda. Em 2012, o Filhos no Campo aconteceu nos municípios de Cuiabá,  Matupá e Sinop. "O primeiro foi em Matupá", enfatiza.

 

Neste mês de outubro há cerca de cinco turmas que irão participar do Filhos no Campo em Cuiabá e outras cinco em Cáceres, município a cerca de 200 quilômetros de Cuiabá. A meta é ter a participação de 90 turmas no programa em 2013. Até outubro, 60 turmas já participaram do projeto.

 

O gestor analista responsável do programa Garibaldi Junior explica que as visitas são feitas em fazendas localizadas num raio de 30 quilômetros das escolas que participam do Filhos no Campo. O dia começa com café da manhã e as crianças ainda têm almoço e lanche da tarde. O grupo tem a orientação de um instrutor do Senar-MT e dois monitores que ajudam a cuidar do grupo. As professoras também participam da visita. "Além contamos com dezenas de parceiros incluindo os proprietários das fazendas visitadas", enfatiza Garibaldi.

 

As escolas interessadas em participar do Filhos no Campo devem procurar o Sindicato dos Produtores Rurais de seu município para agendar a visita. Mais informações pelo telefone (65) 3928-5884.

 

Lista de municípios onde acontece o Programa Filhos no Campo

Cuiabá

Várzea Grande

Rondonópolis

Sinop

Cáceres

Tangará da Serra

Sorriso

Barra do Garças

Primavera do Leste

Alta Floresta

Lucas do Rio Verde

Pontes e Lacerda

Juína

Juara

Barra do Bugres

Nova Mutum

Campo Novo do Parecis

Campo Verde

Colíder

Guarantã do Norte

Jaciara

Poconé

Mirassol D’Oeste

Peixoto de Azevedo

Água Boa

Confresa

Diamantino

Nova Olimpia

Nova Xavantina

Sapezal

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso,  atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).