Com dois laticínios e uma economia voltada para a pecuária de leite, o município de Castanheira, a cerca de 800 quilômetros de Cuiabá, tem uma produção de aproximadamente 50 mil litros de leite por dia. Outro segmento importante é a pecuária de corte. Com um rebanho de 300 mil cabeças de bovinos, o abate chega a ser de cinco mil animais por mês.
Para atender a demanda de mão de obra qualificada para o setor da pecuária, o Sindicato dos produtores rurais do município conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). “A procura é maior para os treinamentos de inseminação artificial em bovinos, doma de equinos e alternativa de alimentação para bovino em período de seca”, ressalta o presidente do Sindicato Rural de Castanheira, Raphael Schaffel Nogueira.
O superintendente de Sernar-MT, Tiago Mattosinho conta que para o setor da pecuária de leite, a entidade oferece um curso de manejo de gado leiteiro com quatro módulos. “Também temos treinamento chamado Instrução Normativa 62 que orienta sobre a qualidade do leite. Para o segmento específico da pecuária o Senar-MT oferece 12 treinamentos”.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Castanheira, em 2012 foram realizados cerca de 35 treinamentos no município. “Em parceria com o Senar-MT conseguimos capacitar cerca de 350 pessoas por ano. Para um município com aproximadamente 8.5 mil habitantes, 350 pessoas qualificadas por ano é um número muito positivo”.
Mais de 50% da população do município de Castanheira é da zona rural. “Os treinamentos do Senar-MT têm a ajudado a transformar a vida do homem do campo em nosso município. A maioria dos treinamentos são feitos no assentamento Vale do Seringal”.
Uma das novidades em 2013 foi o curso de confinamento e semiconfinamento de bovinos. O presidente do Sindicato enfatiza que o curso foi um sucesso. “Em função do resultado positivo já solicitamos três novas turmas para 2014”.
Os interessados em obter mais informações sobre os cursos oferecidos pelo Senar-MT acesse o site www.senarmt.org.br ou procure o sindicato dos produtores rurais de seu município.
Treinamentos oferecidos pelo Senar-MT para a pecuária de corte e de leite
Manejo de Gado Leiteiro – Módulo I – Conteúdo Básico
Manejo de Gado Leiteiro – Módulo II – Conteúdo Básico
Manejo de Gado Leiteiro – Módulo II – Manejo Sanitário
Manejo de Gado Leiteiro – Módulo IV – Controle Zootécnico e Reprodutivo
Instrução Normativa 62 – Qualidade de Leite
Doma Racional de Equinos
Manejo e Recuperação de Pastagens
Rédeas de Equinos
Rédeas de Muares
Inseminação Artificial em Bovinos
Doma Racional de Muares
Alternativa de Alimentação para Bovinos no Período da Seca
Controle de Formigas Cortadeiras e Cupins de Pastagens
Implantação e Manejo de Capineiras
Agente Sanitário em Saúde Animal
Casqueamento e Ferrageamento de Equideos
Casqueamento
Cursos no setor de beneficiamento
Produção de derivados do leite – Queijos
Produção de derivados do leite – requeijão, doces e iogurtes
O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).