Com uma agenda cheia de novidades começou na quarta-feira (2), em Cáceres, a cerca de 230 quilômetros de Cuiabá, a 48ª Exposição Agropecuária de Cáceres (Expocáceres). Um dos pontos de encontro será o estande do Sindicato Rural do município montando em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT).
O presidente do Sindicato Rural de Cáceres, Márcio Paes da Silva Lacerda conta que serão realizadas cinco oficinas por dia, sendo duas no período da tarde e três à noite. Há 10 vagas para cada sala de aula e a inscrição é gratuita. A ideia é qualificar cerca de 250 pessoas durante os cinco dias de evento. "Teremos três modalidades de oficinas: agroindústria, mecanização agrícola e artesanato. A nossa demanda é bastante diversificada", ressalta o presidente do Sindicato Rural.
Márcio conta que a parceria com o Senar-MT além de qualificar os trabalhadores rurais também forma cidadãos. Segundo o presidente, no município há 23 assentamentos e pelo menos 15 comunidades rurais. "Os cursos, oficinas e treinamentos do Senar-MT ajudam a transformar a vida destes produtores que aprendem a aproveitar tudo o que é produzido na propriedade. Isso geralmente gera uma renda a mais para a família".
A mobilizadora do Senar-MT, Rosa Cezário acrescenta que Cáceres está entre os municípios que mais demandam cursos do Senar-MT. "São cerca de 150 por ano". E como esta é a primeira vez que o Sindicato Rural de Cáceres oferece oficinas em parceria com o Senar-MT durante a Expocaceres, a procura foi grande e todas as turmas estão praticamente preenchidas.
Mesmo tendo a agricultura como um dos pilares da economia, o supervisor regional do Senar-MT, Paulo Henrique Moron Pereira Leite conta a procura é bastante diversificada. "A demanda também é grande para os treinamentos voltados para o setor de máquinas e implementos agrícolas".
Outra novidade da Expocáceres, este ano, é a vaca cenográfica do Leite Legal. Este programa tem como objetivo adequar a produção de leite à Instrução Normativa (IN) 62 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A "vaquinha", como é popularmente conhecida, é atração não só dos produtores de leite que têm a oportunidade de conhecer melhor o programa, como também das crianças que se divertem e aprendem muito sobre a produção do leite.
O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).