Mais de 40 alunos da Academia de Liderança, programa desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar- MT), estiveram reunidos mais uma vez neste fim de semana. Gestão Tributária e Sistema Jurídico Brasileiro foram os temas discutidos.
O programa tem como objetivo formar lideranças em técnicas de gestão, negociação e comunicação. Outra meta é aumentar as competências relacionadas à liderança dos produtores e possibilitar a reflexão sobre o seu papel na transformação da sociedade.
Para o professor Márcio Rocha Medina, pós-graduado em auditoria pela faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Machado Sobrinho, de Juiz de Fora (MG), que ministrou o módulo gestão tributária, a ideia é incentivar seus alunos a questionarem sobre o assunto. “Ninguém se torna especialista em tributos, mas ao concluírem o módulo têm um entendimento mais amplo e condições de questionar o contador”.
A dica do professor Márcio é que o aluno conheça bem a atividade que desenvolve e tente encaixá-la dentro da legislação tributária. “Os participantes aprenderam a ter um novo filtro e um olhar mais amplo quando discutem esse assunto”.
O produtor de soja e delegado da Aprosoja, em Feliz Natal, Pedro Graziuso, confirma a opinião do professor. “Vou ter muitos questionamentos para o meu contador”. Pedro diz que o empresário rural paga muitos tributos sem saber o que está pagando. “As aulas da Academia de Liderança têm nos ajudado a olhar de forma mais profissional para o nosso negócio”.
Já a turma 2 assistiu a aula sobre o Sistema Jurídico Brasileiro com a professora Christiane Bedini Santorsula, pós-graduada em direito empresarial, público e econômico pela Faculdade Presbiteriana Mackenzie. Ela mostrou como funciona o sistema jurídico brasileiro e como é formado. “Falamos sobre a questão contratual, patentes, licenças de tecnologias e direito societário. Também abordamos as responsabilidades de cada um dentro sociedade”. A professora Christiane também falou sobre o direito do trabalho e a evolução da profissionalização dentro do setor.
Com uma visão mais macro, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Matupá, Adilson Lippi conta que este é seu primeiro ano na Academia de Liderança, mas que já ampliou muito seus horizontes. “Aprendi muito sobre as políticas governamentais e, principalmente, como acessá-las”.
Já para o empresário rural de Sorriso, Elso Pozzobon, a aula sobre sistema jurídico brasileiro serviu para atualizar seus conceitos. “E principalmente para atualizar o que já sabemos. Não seremos especialistas, mas com este módulo aprendemos que precisamos ter sempre o auxílio de um especialista neste setor”.
O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).