O Sindicato Rural de Cáceres e parceiros realizam nesta sexta-feira (13) e sábado (14), no município, a 230 quilômetros de Cuiabá, o 2º Seminário da Cadeia Produtiva do Leite na Região Sudoeste. Além das palestras sobre vários assuntos relacionados à bovinocultura de leite, a equipe técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) também participa do evento e irá apresentar todos os cursos e treinamentos que oferece para qualificar os profissionais do setor leiteiro.
Manejo de gado leiteiro, dividido em quatro módulos é um dos cursos. O conteúdo inclui manejo nutricional, sanitário, zootécnico e reprodutivo. Além deste, há também oficinas de beneficiamento do leite, queijos, requeijão, manteiga, doces e vários outros subprodutos. Além destas atividades específicas para o setor, o Senar-MT também oferece vários cursos e treinamentos na área de saúde e seguranças do trabalhador, agroindústrias, máquinas e implementos agrícolas.
O objetivo do 2º Seminário da Cadeia Produtiva do Leite na Região Sudoeste é discutir as tecnologias utilizadas que têm ajudado a melhorar a renda do produtor rural. A ideia é propor novas ações para melhorar a cadeia produtiva do leite e também envolver todas as entidades parceiras no processo.
O evento é voltado para o produtor rural, técnicos acadêmicos das áreas de ciências agrárias, veterinária e zootecnia. Este seminário é realizado pelo Sindicato Rural de Cáceres, em pareceria com o Senar-MT, Famato, Aproleite, Unemat, IFMT, Indústrias e Prefeitura de Cáceres. Mais informações no Sindicato Rural de Cáceres pelo telefone (65)3223-2111
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira (13)
19:30 – Abertura
20:00 – APROLEITE – Alessandro Casado da Silva – Presidente Aproleite
21:00 – SENAR / Cursos de capacitação na cadeia do leite
Sábado (14)
08:00 – APROLEITE e os desafios dos produtores de leite.
Guto Zanata – Veterinário – Executivo Aproleite.
09:00 – Como atender a IN 62 – Qualidade do leite.
Rafael Linhares – Veterinário – Famato.
10:00 – A vaca Jersey na produção de leite.
Zeno Albert – Veterinário.
10:45 – Girolando e Gir leiteiro.
Bruno Faria ABS Pecplan
11:30 – Mesa redonda para perguntas e respostas.
12:00 – Almoço.
14:00 – A experiência da Estância Maués de Sto. Antônio Leverger.
Danielson Olsson – Veterinário.
15:00 – Produção de alimentos para a seca.
Rafael Kill Silveira – Zootecnista – Unemat Pontes e Lacerda
16:00 – O que a indústria espera do leite do produtor?
Laticínio Rovigo – Qualidade do leite – Danuza Advincula Tavares.
17:00 – Mesa redonda para perguntas e respostas.
17:30 – Encerramento.