A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Motivação para despertar o interesse dos jovens

Post Image

Nos dias atuais, com as várias opções de entretenimento proporcionadas pela tecnologia, envolver o jovem para que ele tenha um aprendizado de qualidade não é uma tarefa fácil. Para reverter esse quadro e motivar os jovens do meio rural, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) capacita esta semana instrutores e gestores do Pronatec do SENAR do Rio Grande do Sul, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Mato Grosso, Piauí, Pernambuco, Roraima, Maranhão e Amapá no curso Formação de Instrutores do PRONATEC – Ensino e aprendizagem de Jovens.

 

De acordo com os instrutores, é fundamental conscientizar o jovem sobre a necessidade e importância da aprendizagem.

 

Representando o Senar Mato Grosso, participam da capacitação a instrutora Sílvia Letícia Tartari e a pedagoga Rafaella Tognietti.

 

Na avaliação de Sílvia Letícia Tartari, “os alunos não estão percebendo a importância do que estão recebendo em sala de aula. O conhecimento é um presente e pretendemos fazê-los dar valor a isso”. Ela lembra que é necessário se aperfeiçoar e destaca que essa capacitação vai ter um retorno positivo nos estados. “Vamos aprender o máximo e aplicar esse conhecimento lá na ponta.”

 

Rafaella Tognietti concorda e afirma que falar das próprias experiências é uma forma de envolvê-los. “Eles querem saber onde vão usar o conhecimento que estão recebendo e, quando contamos nossas experiências, eles conseguem ter uma noção do que os esperam no futuro e se sentem mais motivados.”

 

Valdeci Rodrigues, do SENAR Piauí, acredita que a questão, no uso da tecnologia, não é inibir os alunos para não utilizá-la. “Atualmente a tecnologia tem sido um problema nas salas de aula. Nós, educadores, precisamos mudar esse quadro e acredito que o ideal é saber administrar esse acesso à tecnologia a favor da aprendizagem e usar o celular, por exemplo, para fazer pesquisas.”

 

Além de receber informações sobre a metodologia aplicada ao ensino de jovens, os instrutores contam que o encontro desta semana servirá para a troca de experiências. “A interação entre os participantes é importante e vai nos proporcionar a troca de experiências para promover mudanças no ensino dos jovens nos nossos estados”, conta Laurita Gerbis, da equipe pedagógica do Pronatec no SENAR Tocantins.

 

Para a facilitadora da capacitação, Noeli Sturmer, a ideia é colaborar com os instrutores para motivar e envolver os jovens do meio rural nos cursos e capacitações do SENAR. Ela acrescenta que o curso pretende se desenvolver dentro de uma metodologia própria. “O propósito é preparar esses profissionais com conteúdo prático e teórico para que consigam compreender o mundo dos jovens e aprendam a envolvê-lo no processo de aprendizagem.”

 

Noeli explicou que vai utilizar no curso a metodologia da problematização dentro das tendências pedagógicas atuais, além de propor aos participantes dinâmicas, trabalhos em grupo e apresentações orais.

 

Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-4128;4141
www.senar.org.br