A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Sindicato Rural, Senar-MT e SME realizam 29 turmas em Cuiabá

Post Image

A ansiedade tomou conta de Camila da Silva Santos, 11 anos, quando soube que iria conhecer as atividades de uma fazenda. A aluna do 6º ano da Escola Municipal Professor Firmo José Rodrigues, do Bairro Três Barras, era uma das participantes do Programa Filhos no Campo, realizado em Cuiabá no dia 30 de agosto de 2013 pelo Sindicato Rural de Cuiabá e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com a Secretaria de Educação do município.


Camila relata que adorou o passeio e que esta foi a primeira vez que viu uma vaca de perto. "É mais do que eu imaginava. Achava que o leite era algo artificial feito na fábrica, fiquei mais feliz em saber que é natural", comentou.

 

Enquanto conduz os 40 participantes para observarem as atividades da propriedade, o instrutor leva à criançada informações das profissões ligadas ao campo; das diferentes plantas e raças bovinas, assim como sua alimentação; e mostra que a origem de muitos dos produtos que usamos e de que nos alimentamos diariamente vêm da agricultura e da pecuária.

 

O analista do Senar-MT, Garibaldi Toledo de Moraes Junior, informa que a turma de Camila foi a 24ª escola de Cuiabá participante do Programa. Neste ano, até o dia 6 de setembro, terão sido realizadas 29 turmas pelo Sindicato Rural de Cuiabá e Senar-MT em parceria com a Secretaria de Educação da capital, mas o programa tem a meta de atender um total de 90 turmas, de escolas públicas e privadas dos 30 maiores municípios de Mato Grosso até o fim do ano. "Até o fim do ano, temos turmas agendadas nos municípios de Cáceres, Barra do Bugres e Barra do Garças", comenta.

 

O professor Keitel Jorge Moreira Junior, visitou a fazenda acompanhando os alunos da instituição, que eram do 2º ao 6º ano da escola. Ele é articulador do programa Mais Educação na escola e conta que as crianças participantes estavam apreensivas quando souberam da visita, três dias antes da data. "Achei interessante o programa, porque o universo dessas crianças fica restrito ao bairro onde vivem. Deslocando-se até uma fazenda, podem estar próximas ao meio ambiente", afirma.

 

Para inscrever sua escola no Programa Filhos no Campo, procure o Sindicato Rural de seu município ou a Secretaria Municipal de Educação.

 

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso,  atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).