Até domingo, Aripuanã, a cerca de 1.100 quilômetros de Cuiabá, está sendo o ponto de encontro dos produtores rurais da região. Com uma programação que inclui rodeio, exposição de máquinas, implementos agrícolas e leilões, o evento movimenta e aquece a economia local.
Além das atividades tradicionais, este ano acontecem pela primeira vez oficinas de qualificação no estande do Sindicato Rural de Aripuanã, montado em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). As inscrições são gratuitas. Entre as opções está o beneficiamento de leite, pescados e desossa de frango.
O presidente do Sindicato Rural de Aripuanã, Aparecido Walsovir Piola conta que a economia da região é baseada na pecuária de leite e de corte e no mercado da madeira. “A demanda por qualificação é grande”, enfatiza Piola, como é popularmente conhecido. O Sindicato Rural de Aripuanã realizou no ano passado 51 cursos em parceria com o Senar-MT. “A previsão é realizar 76 treinamentos em 2013”.
Como a pecuária de leite está em plena expansão na região, o supervisor regional do Senar-MT, Alberto Carlos Zabot diz que a maior procura é para oficinas de beneficiamento do leite. “Há várias opções, os alunos podem aprender a fazer doce, requeijão e outros subprodutos do leite”.
A região produz em média 30 mil litros de leite/ dia e o rebanho é de seis mil vacas em lactação. A meta é produzir 50 mil litros de leite até 2015.
O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).