A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Comunidade aprimora conhecimento para vender produção

Post Image

As famílias da comunidade de Quilombo Ribeirão da Mutuca, localizada no município de Nossa Senhora do Livramento, a cerca de 40 quilômetros de Cuiabá, esperam ansiosas por mais um treinamento que será realizado pelo Sindicato Rural de Nossa Senhora do Livramento em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizado Rural (Senar-MT) ainda neste semestre. O grupo que já aprendeu o básico, no último mês de junho, sobre confecção de peças íntimas, quer aprimorar os conhecimentos.

 

Calcinhas, cuecas e sutiãs de malha, eles já aprenderam a fazer e, agora, querem aprimorar os conhecimentos para confeccionar peças íntimas, vender e melhorar a renda das famílias.  Entusiasmada, a presidente da Associação da Comunidade Negra Rural Quilombo Ribeirão da Mutuca (Acorquerim), Laura Ferreira da Silva conta que não sabia costurar e que com primeiro treinamento aprendeu o básico. "Já até comprei uma máquina de costura. Já costuro para atender as necessidades da família".

 

Assim como Laura, a mãe dela, Anísia Ferreira de Jesus Silva, também quer aperfeiçoar seus conhecimentos e vender a produção. "Com isso vamos incrementar ainda mais o ganho e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida de toda a comunidade".

 

Outra fonte de  renda da comunidade é a produção de produtos de limpeza. "Este é o resultado de outro curso realizado por meio desta parceria entre Sindicato e Senar-MT", conta Laura. Além de atender a necessidade da comunidade, a venda destes produtos também contribui para aumentar a renda das famílias.

 

Maria Renato Jesus, outra integrante da comunidade Quilombo Ribeirão da Mutuca, acrescenta que já perdeu as contas de quantos cursos do Sindicato Rural de Nossa Senhora do Livramento realizado em parceria com o Senar-MT já participou. Quando começa a fazer as conta, prefere resumir: “Participar destes eventos transformou minha vida. Aprendi a fazer produtos de limpeza, a costurar e a aproveitar tudo o que é vem da roça".

 

 

Quiosque na beira da MT 060 ajuda a vender e a divulgar a produção

 

As 70 famílias que formam a comunidade de Quilombo Ribeirão da Mutuca, localizada no município de Nossa Senhora do Livramento, a cerca de 40 quilômetros de Cuiabá também produzem doces, pimentas, licores, cumbaru, biscoitos, vários tipos de farinhas e artesanato. A presidente da Associação da Comunidade Negra Rural Quilombo Ribeirão Mutuca (Acorquerim), Laura Ferreira da Silva, conta que os cursos do Sindicato Rural de Nossa Senhora do Livramento realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural  (Senar-MT) foram essenciais para melhorar a qualidade dos produtos feitos na comunidade.

 

Para ter mais facilidade de comercialização e divulgação dos produtos, Jurandir Antonio Nunes Amaral e Clair de Moraes Arruda montaram um quiosque na beira da MT 060 que liga Cuiabá a Poconé. Produtos diferenciados e atraentes que, além de saborosos e saudáveis, também revelam um pouco da cultura da comunidade Quilombola. Alguns com embalagens e nomes bem divertidos como a semente do cumbaru com cobertura de chocolate chamada de Embucha Menina. "É uma forma de divulgar um pouco da nossa cultura".

 

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Nossa Senhora do Livramento, Benedito Francisco de Almeida, há no município 72 comunidades rurais e cerca de dois mil pequenos produtores. Em 2013 foram realizados pelo menos 13 cursos pelo Sindicato Rural em parceria com o Senar-MT. "Estes treinamentos são essenciais para ajudar a melhorar a qualidade de vida destas comunidades".

 

 

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso,  atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).