Uma das novidades da 9ª Expocotri, que acontece entre os dias 28 de agosto e 1 de setembro, são as oficinas gratuitas oferecidas diariamente no estande do Sindicato Rural de Cotriguaçu, montado em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). Processamento de pescado e desossa de frango são as opções nos cinco dias de exposição. Este já é o segundo ano que os produtores da região têm oportunidade de participar destes treinamentos.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Cotriguaçu, Arnaldo Campos, no ano passado as oficinas foram um sucesso. "Este ano, mesmo antes de começar a exposição a procura por vagas também está grande", ressalta o presidente. "Os treinamento do Senar-MT são extremamente importantes para o nosso município. Temos vários assentamentos e muitos pequenos produtores".
Arnaldo explica que estas oficinas realizadas por meio de uma parceria entre o Sindicato Rural de Cotriguaçu e o Senar-MT funcionam como uma vitrine. "Desperta a curiosidade dos visitantes que acabam conhecendo melhor a nossa parceria e levam os treinamentos do Senar-MT para suas comunidades". Arnaldo conta que já garantiu a realização de oficinas para a exposição de 2014.
O supervisor regional do Senar-MT, Alberto Carlos Zabot Anjos acrescenta que no ano passado foram qualificadas em média 50 pessoas. "O Senar-MT ofereceu no ano passado oficinas de beneficiamento de pescado, corte e desossa de frango e derivados de leite".
Paralelo à exposição acontece a 20ª Festa do Peão e a 5ª Edição do Torneio Leiteiro. "A programação também inclui leilões, exposições de máquinas e equipamentos agrícolas". No ano passado, a Expocotri movimentou cerca de R$ 1.5 milhões. A expectativa é superar os números de 2012. Apesar da base da economia de Cotriguaçu ser a pecuária, agricultura e a madeira, as cadeias produtivas da suinocultura, ovinocultura, avicultura, apicultura e piscicultura também estão em plena expansão.
O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).