Com uma economia baseada na agricultura e na pecuária, Água Boa, a cerca de 700 quilômetros de Cuiabá, também se destaca quando o assunto é reflorestamento. A previsão é reflorestar 15 mil hectares com espécies como teca, eucalipto, seringueira e acácia. Água Boa tem 150 mil hectares de lavouras e um rebanho de 498 mil cabeças de bovinos.
O presidente do Sindicato Rural de Água Boa, Laércio Fernandes Fassoni , conta que há uma evolução na tecnologia do campo, especialmente quando o assunto é agricultura. “O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) é o principal parceiro do Sindicato Rural de Água Boa para manter o homem do campo qualificado e atualizado com relação às novas tecnologias”.
Na lista dos cursos mais procurados pelos produtores rurais de Água Boa, Laércio destaca o de operação de tratores agrícolas, operação e regulagem de implementos agrícolas para o preparo e correção do solo e manutenção de tratores agrícolas. “Temos um período bem curto para qualificar os trabalhadores no setor da agricultura que é entre a colheita e o plantio. O Senar-MT é muito eficiente neste ponto. Os cursos são rápidos e qualifica o produtor com aulas práticas”.
Para o setor de reflorestamento, o Senar-MT oferece 11 cursos. Entre eles, o de reflorestamento para reposição ambiental, cultivo do eucalipto, implantação de florestas comerciais e manejo de florestas plantadas.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Água Boa, outro setor que demanda bastante os cursos do Senar-MT é o de saúde e segurança do trabalhador. Ao todo são oferecidos oito cursos. Laércio diz que é primordial orientar trabalhadores e empreendedores. “Quando qualificamos e orientamos todos os envolvidos no processo a harmonia e a tranquilidade no ambiente de trabalho é muito maior e, consequentemente temos aumento na produtividade”.
O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).