A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Mais de 300 capacitados nos últimos cinco anos

Post Image

Nos últimos cinco anos a população de Rosário Oeste, a cerca de 100 quilômetros de Cuiabá,  teve a oportunidade de participar de mais de 300 cursos oferecidos pelo Sindicato Rural do município em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT).  Além dos treinamentos na área de Promoção Social, também foram ofertados vários cursos para a formação profissional rural.

 

O presidente do Sindicato Rural de Rosário Oeste,  Euclides Maciel conta que a meta é realizar mais 20 cursos para a população rosariense ainda este ano. Segundo Euclides, os treinamentos do Senar transformam a vida das pessoas. “Temos muita procura para a área de operação de máquinas e implementos agrícolas. Outro setor bastante concorrido é o de beneficiamento de carnes”.

 

Com a oferta de tantos cursos,  mulheres como Marilze Ribeiro da Silva, de 50 anos, além de melhorar a sua renda com a venda das peças que aprendeu a fazer, também está ensinado outras colegas a confeccionar bonecas e a trabalhar com argila e outros materiais. Marilze já negocia com clientes de Nova Mutum, Nobres, Tapurah e várias outras cidades mato-grossense.

 

O presidente do Conselho Administrativo do Senar-MT, Rui Prado conta que em 2012, em todo Mato Grosso foram capacitados, na área de promoção social 41.345 pessoas. “Oferecemos 2.900 treinamentos. Se compararmos aos números de 2010 podemos dizer que estamos tendo um aumento de, cerca de, 4,5% ao ano”. Além da promoção social, o Senar-MT oferece ainda dezenas de cursos, oficinas  e treinamentos para a formação do profissional do campo.

 

Assim como Marilze, Maria Marcia Ribeiro, de 47 anos, também já se qualificou nestes cursos oferecidos pelo Sindicato Rural de Rosário Oeste em parceria com o Senar-MT. Ela é outra que também decidiu ensinar outras pessoas a fazer peças de artesanato. Formada em artes pela Universidade de Cuiabá (Unic), Maria diz que adora ensinar as amigas. “Quando recebo grandes encomendas tenho pessoas para ajudar a terminar o serviço mais rápido”.

 

Cooperativa – Qualificadas para atender a demanda da região, o grupo formado por mais de 20 mulheres de Rosário Oeste está trabalhando para montar uma cooperativa. Como em qualquer outra cadeia produtiva, a comercialização dos produtos é a principal dificuldade enfrentada pelas artesãs. Elas contam com o apoio e a dedicação do presidente do Sindicato Rural, Euclides Maciel e da mobilizadora regional, Lea Marcia da Costa Silva.

 

Na opinião de Enedina Ventura da Silva Gomes, com a cooperativa além de ficar mais fácil vender os produtos, o grupo também poderá comprar matéria prima mais barata para confeccionar as peças. “Quando compramos em maior quantidade tudo fica mais barato”.

 

Segundo o  presidente do Sindicato Rural de Rosário Oeste, Euclides Maciel a ideia é construir um espaço que pretendem chamar de Casa do Artesão para vender o artesanato produzido em Rosário Oeste.

 

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso,  atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).