A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Quinta-feira é dia do produtor rural

Post Image

“Se o homem do campo não existisse, o homem da cidade não viveria”. Foi o que disse o especialista em mercado externo, Douglas Gotten, ao ver a homenagem feita pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e Sindicatos Rurais ao produtor rural, que comemora o seu dia nesta quinta-feira (25). Desde o último domingo (21), mesas de praças de alimentação de shoppings e de restaurantes de 87 municípios mato-grossenses estão ‘adesivadas’ com homenagens ao homem do campo.

 

A ideia é mostrar que é o produtor rural o responsável pela chegada do arroz, feijão, da carne e de vários outros produtos à mesa da população. Douglas elogiou a campanha que consiste em adesivos para as mesas de bares e restaurantes que mostram quanto tempo demora para se produzir um pé de alface, o feijão, carne e outros alimentos. “É uma forma de despertar a curiosidade da população. Sabemos da importância do produtor rural só na teoria, mas poucos percebem que temos alimento na mesa porque o produtor rural está trabalhando”.

 

O casal Adelaine Azevedo Santanta e Divino Santana Junior também aprovaram os adesivos nas mesas. “O homem do campo é essencial quando o assunto é a alimentação da população mundial”, enfatiza Divino. “A campanha ficou bem chamativa e tenho certeza que o resultado será positivo. Tenho certeza que as pessoas passarão a olhar para o homem do campo de outra forma”, emenda Adelaine.

 

O produtor também se destaca quando o assunto é economia. Nos seis primeiros meses de 2013, Mato Grosso exportou US$ 8,52 bilhões. Esse valor representa um aumento de 16,62% se comparado ao mesmo período do ano passado. Vale ressaltar que Mato Grosso ocupa o sexto lugar no ranking dos estados brasileiros que mais exportam. A soja e seus derivados estão no topo da lista dos produtos mais vendidos. Mato Grosso também exporta milho, algodão, carne e vários outros produtos oriundos do campo.

 

A professora Cristina Magro elogiou a campanha do Senar-MT e ressaltou que é hora de chamar a atenção para a importância do produtor rural na economia brasileira e também no cotidiano da população em geral. “Se pararmos para pensar vamos ver que sem o produtor rural não há alimento”.

 

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso,  atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).