A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Começa 2ª feira evento tecnológico de Campo Novo do Parecis

Post Image

Terá inicio nessa segunda-feira (15.04) a 6ª Parecis SuperAgro, feira tecnológico e comercial organizada pelo Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis (384 km de Cuiabá) que segue até o dia 18 de abril. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) patrocina o evento. De acordo com os organizadores, a Parecis SuperAgro está consolidado sendo realizado seis anos consecutivos com o objetivo de produzir e difundir tecnologias, fomentar os negócios, promover a geração de empregos e renda e o consequente o desenvolvimento regional.

"As expectativas para este ano são as melhores possíveis", antecipou o presidente do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, Alex Utida. "No ano passado a venda de máquinas foi superior a R$ 40 milhões e para estas edição a meta é superar esta marca", revelou. A abertura oficial está programada para às 18h de segunda-feira (15.04), no Parque de Exposição Odenir Ortolan, com as presenças de parceiros, expositores e autoridades.

Paralelo a feira ocorrem outros eventos como o 4ª Leilão SuperAgro de gado de Corte, com mais de 3000 cabeças de gado em negociação, que será aberto às 19h de segunda-feira (15.04) e na terça-feira (16.04) o Circuito Aprosoja, realizado pelo Senar-MT e pela Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja). Neste dia haverá o painel internacional "A produção de soja no mundo", com participação de representantes de empresas e associações da China, Argentina e Estados Unidos. O analista do Senar-MT, Alis Firmino, que acompanha o Circuito Aprosoja, divulgará os novos treinamentos da instituição para a Cadeia da Soja e do Milho e irá apresentar o simulador de Agricultura de Precisão. 

A tarde as atividades continuam com a palestra "BVRio – Cotas de Reserva Ambiental – A forma mais inteligente de se regularizar" e a noite irá ocorrer a abertura do 2º Festival do Milho e Cine Pipoca do Parecis, na praça de alimentação do parque com comidas derivadas de milho, soja, girassol e amendoim. Logo em seguida serão exibidos dois filmes para o público.

Na quarta-feira (17.04) estão previstas palestras da Embrapa pela manhã e outra da Monsanto à tarde. Às 17h o engenheiro agrônomo e especialista em produção animal pela ESALQ-USP, Felipe Bortolotto, ministra a palestra "Alternativa para uma 3ª safra eficiente no Centro Oeste". A partir das 19h o Festival do Milho e Cine Pipoca exibe mais dois filmes para o público visitante.

No último dia de evento está programa às 9h uma Dinâmica de Máquinas e a uma palestra com representante da empresa Agro Amazônia. A tarde haverá a palestra "O papel do Estado, seus desafios e a necessidade de um novo pacto federativo para Mato Grosso", do senador Pedro Taques, seguido pelo painel "Caos logístico, Demarcação de áreas Indígenas e Insegurança jurídica", mediado pelo jornalista do Canal Rural João Batista Olivi, com a participação do presidente da Famato e do Conselho Administrativo do Senar-MT, Rui Prado, secretario de política agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, e o presidente do Sindicato, Alex Utida.

Fechando a 6ª Parecis SuperAgro às 18h30 está programada a abertura do Maior Saco de Pipoca do Mundo com várias atividades de entretenimento para o público e depois a apresentação do último filme do festival de milho e cine pipoca do Parecis. "Foram estourados duas toneladas de pipoca que geraram um volume de 60 metros cúbicos, para se ter ideia desse volume a caixa para armazenar essa pipoca tem a altura de uma casa de dois andares", contou Utida. "Somos o maior produtores de milho pipoca do Brasil, responsáveis por cerca de 80% da produção nacional, e nada mais  justo que ter o título de Maior Saco de Pipoca do Mundo", explicou.

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso,  atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).