A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Avaliação e perspectiva do programa são apresentadas em evento

Post Image

O produtor de soja e milho em Diamantino, Erny Parisenti, conta que, através das orientações do Programa Soja Plus, vem aprimorando a segurança de seus funcionários no desenvolvimento das atividades agrícolas, por meio de treinamentos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).
“Os treinamentos sobre manuseio de maquinários, defensivos, locais adequados de armazenamento dos materiais tem melhorado a vida dos funcionários, prevenindo acidentes. Está dando um bom resultado”, afirma.

Para apresentar os resultados alcançados pelo Programa Soja Plus em 2012 e o planejamento para 2013, a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja-MT), em parceria com o Senar-MT e a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE), realizou o III Seminário “Desafios e oportunidades da Sojicultura Brasileira – 2013” no dia 27 de março de 2013, às 14h, no Auditório do Senar-MT, em Cuiabá.

As cinco linhas de ação do Programa Soja Plus são: qualidade de vida no trabalho, melhores práticas de produção, viabilidade financeira e econômica, qualidade do produto e responsabilidade social.

“O Programa Soja Plus é alicerçado em três pilares: social, ambiental e econômico. O social é atendido pelo Senar, que leva qualificação para o produtor e o trabalhador rural que atuam na produção da soja”, afirma Rui Prado, presidente do Conselho Administrativo do Senar-MT.

Os participantes puderam assistir às palestras “Resultados 2013 e planejamento 2013 em Mato Grosso”, de Marcelo Duarte, diretor executivo da Aprosoja; “Apresentação da sojicultura brasileira”, de Ricardo Arioli Silva, produtor rural; e o debate sobre possibilidades de parceria “Apresentação de projetos de Sustentabilidade de empresas e entidades”.

De acordo com Marcelo Duarte a legislação brasileira é bastante complexa e o objetivo do programa é simplificá-la, levando-a de maneira simples, didática, compreensiva, para que o produtor possa adotar essas medidas na sua propriedade e ter uma estrutura adequada. “Conseguimos levar, através dos treinamentos e materiais produzidos pelo Senar-MT, informações que para os produtores são fundamentais, pois os incentivam a produzir de maneira sustentável”,  diz o diretor executivo da Aprosoja-MT.

Sobre o Soja Plus
Desde o seu início, em 2011, o Soja Plus – um programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira – já atendeu 4,3 mil produtores rurais, pesquisadores e estudantes. De acordo com o analista de Educação Profissional do Senar-MT e responsável pelo programa na instituição, Alis Firmino, para este ano de 2013, a meta é oferecer 30 cursos e atingir 500 participantes, no intervalo de maio a agosto.  

Participam também como parceiras do programa outras instituições, como Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal de Viçosa (UFV), FUNDAÇÃO MT, Instituto Algodão Social, Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC) e o Instituto para o Agronegócio Sustentável (ARES).

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso,  atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).