A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Senar-MT busca parceiros para formar turmas em 2013

Post Image

Nesta semana, o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Tiago Mattosinho, participou de reuniões com representantes de instituições em Campo Verde (130 km de Cuiabá,) e Primavera do Leste (a 230 km da capital), com objetivo de fechar parcerias para desenvolver o Programa Campo Aprendiz em 2013. “Essa qualificação visa preparar o jovem para o mercado de trabalho e assim suprir a carência de mão de obra, principalmente na área de mecanização agrícola, uma demanda crescente no nosso Estado”, explicou Mattosinho. “Além disso, garante aos produtores o atendimento em relação à lei de aprendizagem, a Lei 5.598/2005”, completou.

Em Campo Verde, a reunião ocorreu no núcleo avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), com o diretor do núcleo Charles Araújo, o secretario de Agricultura e Meio Ambiente do município, Pedro Cambara e o primeiro secretario do Sindicato Rural de Campo Verde, Antonio Carlos Mancini Júnior. Ainda participaram da reunião o supervisor da Regional Cuiabá, Natalino Márcio Viana, e o analista de Educação Profissional Rural da instituição, Alis Firmino, responsável pelo programa no Estado.

Em Primavera do Leste, a mesma pauta foi tratada pelos representantes do Senar e o presidente do Sindicato Rural, Jair Guariento, na sede do Instituto Mato-grossense do Algodão (Ima). Estiveram presentes o diretor executivo do instituto, Álvaro Salles, o pesquisador Rafael Gabieri,além do gerente da União dos cotonicultores de Primavera do Leste (Unicotton), Adelar Dahmer e o supervisor da entidade, Eugenio Zazula e o vice-prefeito do município, Eraldo Fortes e o secretario municipal do agronegócio, Adriano Voigt.

“Tanto em Campo Verde quanto em Primavera os resultados foram positivos”, avaliou o responsável pelo programa Alis Firmino. “Todos os envolvidos nessas reuniões se demonstraram dispostos a firmarem as parcerias para a realização do Campo Aprendiz. Iremos enviar um oficio e um modelo de Termo de Cooperação Técnica aos interessados, descrevendo as responsabilidades de cada parte”, adiantou Firmino.

PROGRAMA – Atua, juntamente com empresas agropecuárias, na qualificação de jovens recém inseridos no mercado de trabalho, proporcionando-lhes aprendizado em áreas específicas, permitindo seu reconhecimento como profissional. O programa nasceu como Jovem Aprendiz, em atendimento a Lei 5.598/2005. Foram realizadas duas turmas nesses moldes voltados para as empresas canavieiras, em parceria com as empresas Libra e Barralcool.

Em meados de 2012, o programa foi reformulado e passou a ser chamado de Campo Aprendiz, tendo sido formada uma turma pioneira que ainda está em andamento, direcionado para mecanização agrícola. Todas as turmas são de 800 horas de carga horária . A meta deste ano é formar 10 turmas, com 30 participantes cada, voltados para mecanização agrícola em soja, milho algodão e cana.

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso,  atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).