A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Senar apresenta novo portfólio de treinamentos da instituição

Post Image

Nesta sexta-feira (08.03), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) apresenta aos colaboradores do Senar-MT, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famato) e do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) o novo portfólio de treinamentos da instituição. A atividade está marcada para às 10h30, no auditório da entidade de ensino rural. Os presidentes de Sindicatos, mobilizadores e gerentes sindicais conhecerão os novos cursos durante a Parceria Sindical, que será realizada na semana de 18 a 22 de março, no Sesc Pantanal.

"Faremos o lançamento oficial do novo portfólio do Senar para toda sociedade. Entretanto, o resultado será apresentado primeiro aos colaboradores do Sistema Famato, pois eles participaram de todo o debate, dessa forma garantiremos o alinhamento da equipe para sempre atender da melhor forma os produtores e trabalhadores rurais", afirmou o presidente do Conselho Administrativo do Senar-MT, Rui Prado.   

Esse portfólio é resultado do Workshop das Cadeias Produtivas, realizado pelo Senar em 2012 com auxílio da Universidade Federal de Viçosa (UFV/MG), quando a entidade abriu suas portas para ouvir da própria classe produtora e das instituições de pesquisas quais as novas necessidades do setor em Mato Grosso. "Foram realizados debates com representantes de 16 cadeias produtivas e com esse Raio-X em mãos, o Senar alterou alguns treinamentos, criou novos e manteve outros. Para se ter uma ideia passamos de 106 para 196 treinamentos, distribuídos em 14 cadeias produtivas", explicou o presidente do Conselho. "Agora o produtor terá uma visão cadeia produtiva como um todo", completou.  

Uma mudança trazida pelo novo catálogo está na divisão desses treinamentos, antes por área de atuação (agricultura, pecuária, agroindústria, etc) e agora baseado na Cadeia Produtiva: Sojicultura e Milhocultura (soja e milho), Cotonicultura (algodão), Bovinocultura de Corte (carne bovina), Bovinocultura de Leite (leite e derivados), Sucroalcooleira (açúcar e derivados da cana), Apicultura (produção de mel), Avicultura (aves), Ovinocaprinocultura (ovelhas e cabras), Equideocultura (cavalos, muares e burros), Fruticultura (frutas), Olericultura e Mandiocultura (hortaliças e mandioca), Piscicultura (peixes), Sistemas Florestais (madeira, seringa e manejo) e Suinocultura (suínos).

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso,  atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).