Luiza Circe de Campos trabalha com atendimento ao público pela Prefeitura Municipal de Acorizal (MT). Durante esta semana, de 4 a 6 de março de 2013, ela e mais 14 colegas de trabalho participam do treinamento de “Relacionamento Interpessoal”, ministrado pelo instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Amadeu Moreira Tosta Neto.
Agente administrativa há 31 anos, Luiza conta que resolveu participar das aulas para aperfeiçoar seus conhecimentos sobre atendimento. “Temos a função de auxiliar a todos que vêm até nós e, para isso, é necessário conhecimentos lidar com as mais diversas situações”, destaca.
Com o objetivo de desenvolver habilidades e competências sociais dos participantes, o treinamento tem carga horária de 20 horas e aborda temas como autoestima, comunicação, relações interpessoais, trabalho em equipe e gerenciamento de conflitos no trabalho.
O instrutor afirma que o treinamento, que começou a ser ofertado pelo Senar-MT em julho de 2012, teve uma aceitação surpreendente, de acordo com a avaliação dos participantes. “Ao final das aulas, alguns deles já perguntam se a carga horária poderia ser maior e mostram interesse no aprofundamento de temas como liderança, comunicação e trabalho em equipe”, diz.
De acordo com ele, a atividade tem sido solicitada por grupos de colaboradores de empresas como fazendas, câmaras municipais, prefeituras, indústrias e universidades.
“Inicialmente, todos sabemos lidar com pessoas, mas a proposta do ‘Relacionamento Interpessoal’ é que possamos aperfeiçoar essa característica através de uma boa comunicação, de um melhor relacionamento em grupos”, descreve. “Os cursos voltados para o mercado agrícola geralmente são técnicos e o Senar-MT oferece esse treinamento focado no desenvolvimento de pessoas, já que este também é um fator importante para o bom desempenho das atividades no campo.”
Agenda
Após ter ocorrido no município de Acorizal, neste mês, o treinamento “Relacionamento Interpessoal” ainda está programado para ocorrer em Santo Antônio do Leste, entre os dias 27 e 29.
O treinamento foi solicitado pelo Grupo Ouro Verde, do proprietário Pedro Gonçalves Viana Neto, para os colaboradores da unidade Fazenda Maringá, localizada no município.
Segundo Sônia Gabriel, do setor de Recursos Humanos da empresa, em janeiro, o treinamento foi solicitado ao Senar-MT pela primeira vez para os colaboradores da sede do grupo, localizada em Primavera do Leste. Ela afirma que o objetivo do grupo ao oferecer o treinamento do Senar é fazer com que o ambiente de trabalho se torne mais humanizado, para que os colaboradores dos diversos setores, sendo gerentes, encarregados e administrativos, se relacionem cada vez melhor.
“Inclusive, já estamos agendando junto ao Senar mais treinamentos de Relacionamento Interpessoal para que possamos oferecer aos colaboradores de nossas oito unidades no estado”, anuncia.
O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 86 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).